-
Arquitetos: Atelier Aberto Arquitetura
- Área: 40 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Aramazém do Piso, Deca, Decortiles, Docol, Eliane, SantaLuzia, Seccare, Skania, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta reforma nos leva ao centro histórico de Porto Alegre, onde um apartamento de 40m², no 17º andar de um edifício dos anos 70 revela uma abordagem cuidadosa e criativa com vista para o lago Guaíba. A restauração do piso de parquet existente é um gesto de respeito à história do apartamento. O piso é preservado e estendido até a área da cozinha.
O concreto aparente, revelado com a remoção do reboco de um pilar que apareceram devido à demolição das paredes, trouxe textura, resgatando a estética brutalista da época da construção do edifício, nos anos 70. A separação entre a área da cozinha e a área íntima é feita por uma parede funcional composta por um móvel sob medida que serve aos dos lados. Esse armário de 2,10 metros de altura, que não alcança o teto, mantem a permeabilidade visual e possibilita o abrigo de plantas. O pilar e o móvel estruturam a mesa de jantar, criando um espaço versátil.
A iluminação é planejada para realçar os materiais e criar atmosferas agradáveis. A cozinha é iluminada de cima para baixo, enquanto na sala, a luz é distribuída suavemente, de baixo para cima, proporcionando conforto. Esta reforma transformou o espaço com sensibilidade e respeito à história, criando um ambiente equilibrado e aconchegante.