-
Arquitetos: Gui Mattos
- Área: 19274 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Pedro Mascaro, Nelson Kon
Descrição enviada pela equipe de projeto. Posicionado entre três ruas muito distintas entre si, o edifício Alba é implementado apropriando-se do formato triangular do terreno. Cria um espaço voltado para si próprio - compartilhando entre os moradores um espaço comum de piscina, gramado e salões para diferentes usos - mas também olha para os arredores por meio de suas extensas janelas, relacionando-se com o entorno do bairro do Jardim das Bandeiras.
Como resposta ao coeficiente de aproveitamento e o desnível do terreno, nasce uma dissociação de volumetria que, dividida entre embasamento e torres, guarda nos seus primeiros pisos um sobresolo de garagem que posiciona as áreas comuns em um térreo elevado. Mais acima e descoladas deste bloco, ficam as unidades de habitação, majoritariamente orientadas para o nascer do sol e vistas privilegiadas da silhueta da cidade. Dentre uma variação de uma torre de 219m2 e outra torre em unidades de 169m2 e duplex de 193m2, os apartamentos oferecem flexibilidade de layout através de cômodos espaçosos e concentração dos pilares nas extremidades. Inspirados em uma arquitetura modernista, os caixilhos piso-teto distribuem luz e ventilação natural. Na cobertura, as unidades ganham um pavimento a mais com área de lazer descoberta.
A terceira torre, consideravelmente menor que as outras e pertencente a um outro condomínio, destina-se a trinta unidades de apartamentos studios, com três tipologias de pé direito duplo.