-
Arquitetos: Madeiguincho
- Área: 20 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:João Carranca
Descrição enviada pela equipe de projeto. Aninhado num jardim, um objeto de madeira emerge da encosta: uma sauna que contempla a vista. Neste projeto, a configuração contextual do local e a especificidade da função desenvolveram uma abordagem muito simples e lógica que procurou enfatizar as qualidades do seu entorno natural ao mesmo tempo que adicionou uma nova plataforma de habitação.
A disposição clara, definida por duas salas divididas por um eixo central, serve como elemento eficiente e simbólico na definição da transição entre a sauna e os espaços balneares, a ligação à casa principal e à cobertura superior. Ao caminharmos pelo jardim, o nosso olhar é atraído para um objeto de madeira com uma fachada muito simétrica, com duas janelas que lembram olhos voltados para a paisagem.
Ao subir à plataforma suspensa, você verá dois pontos de entrada – um levando à sauna e outro à sala de banho. A lateral da sauna desdobra-se em um espaço aconchegante com vista. No extremo oposto, a sala de banho convida a trocar de roupa e a tomar banho, apresentando uma banheira metálica única que desliza para uma varanda exterior. Aqui você pode apreciar a vista enquanto toma um revigorante banho gelado.
Neste projecto trabalhámos maioritariamente com madeira de criptoméria japónica dos Açores, proporcionando uma atmosfera aromática que se altera com a oscilação da temperatura da sauna. Um corredor serve de ligação fundamental entre a sauna e a sala de banho, marcado por um balde de água fria suspenso - um elemento icônico que define a simetria da fachada.
Este corredor facilita a transição entre os dois espaços distintos e define um percurso que conduz à casa principal e à cobertura, um salão plano e contemplativo com vista sobre a serra e o mar, criando um cenário ideal para relaxamento e introspecção.