-
Arquitetos: Partyfriendship
- Área: 3000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Partyfriendship
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Comunidade Songshan é uma das primeiras comunidades integradas e baseadas na natureza da China, apresentando arte, cultura e agricultura. Foi estabelecida em 2021 para criar um ambiente onde as pessoas sejam tratadas de forma justa e igualitária. A comunidade também inclui uma pequena galeria de arte, restaurante, casa de chá, espaço de meditação, oficina de marcenaria e teatro. Após alguns anos, o espaço original não era mais adequado, com isso, foi decidido transformar uma antiga fábrica têxtil de forma participativa e incluir as funções mencionadas acima.
Já que o espaço foi remodelado em uma antiga fábrica alugada, os ambientes recém-construídos seriam eventualmente demolidos e realocados para outro lugar. Portanto, com a importante premissa de uma estrutura desmontável, bem como baixo custo de reforma, escolhemos um sistema de construção estruturalmente leve e rápido, com componentes de madeira. Todas as estruturas principais, vigas e pilares, e estruturas de telhado e piso podem ser rapidamente instaladas por trabalhadores não especializados e desmontadas como legos. Esse sistema flexível permite a desmontagem e reutilização, aumentando a acessibilidade econômica e sustentabilidade do projeto.
A equipe propôs uma montagem completamente "seca", permitindo que trabalhadores não profissionais participem de sua construção. O volume é como uma grande peça de mobília, com diferentes partes (paredes, tetos, escadas) sendo cortadas em chapas padronizadas usando tecnologia CNC, com base nos desenhos do arquiteto, antes de serem enviadas para instalação. Esse método permite a fabricação totalmente automatizada e econômica dos componentes da construção. Uma vez que as partes pré-fabricadas chegam ao local, elas são montadas de acordo com um pequeno manual de instruções usando um martelo de borracha, sem a necessidade de trabalhadores especializados. Isso permite que o processo de construção também envolva os moradores da comunidade Songshan, permitindo que todos construam juntos. É como uma grande família montando blocos.
Por esse motivo, defendemos todo o projeto como um meio de transformação espacial com a participação ativa de todos os moradores da comunidade. Durante o processo de construção, organizamos várias atividades das quais todos puderam participar a fim de aumentar o senso de pertencimento e coesão de toda a comunidade. Adultos construíam a estrutura principal, enquanto as crianças faziam suas mesas e cadeiras. Ou adultos e crianças trabalhavam juntos para decorar todo o espaço.
A estratégia descrita acima, que envolve a introdução de volumes menores em edificações existentes, possui muitas vantagens: espaços pequenos e independentes uns dos outros, por exemplo, podem diminuir gastos com aquecimento e iluminação. Também permite um alto grau de variabilidade na funcionalidade do espaço e mantem o palco aberto para as crianças imaginarem possibilidades futuras e liberar sua criatividade. Também facilita o ajuste e reposicionamento de vários espaços e usos de acordo com as necessidades reais da comunidade de Songshan. Mudanças sutis na escala são usadas para acomodar as diferentes necessidades espaciais requeridas por cada usuário. Seja uma área de trabalho, espaço público, oficina, área de recreação infantil ou palco.