-
Arquitetos: INI Design Studio
- Área: 7 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:INI Design Studio
-
Fabricantes: Advance, Armstrong, Asahi India, Asian Granito, Asian Paints, Asian Steel, CS Electrical, Coxwell Polycarbonate, Fosroc, Honeywell, Jaguar, Jindal, Kajaria, Luxture Surface Coating, Mist Resonnance, Natural Stone, Panasonic, Polycab, Saint-Gobain, Schneider, +5
Descrição enviada pela equipe de projeto. A gestão de resíduos é uma questão global com impacto local, sendo a redução da geração de resíduos uma preocupação central da ONU, abordada através da prevenção, redução, reciclagem e reutilização. A Índia enfrenta um desafio significativo, com 62 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos Municipais (RSM) geradas anualmente, dos quais apenas 69% são coletados e meros 28% são tratados, resultando em aterros sanitários a céu aberto. Alinhada com o Acordo de Paris, COP 26 e a Missão Swachh Bharat (Índia Limpa), iniciada pelo Primeiro Ministro indiano, a Abellon, uma pioneira no setor de Resíduos para Energia (RPE) na Índia, tem como meta processar e eliminar de 50 a 100% dos resíduos urbanos. Isso é feito por meio da tecnologia de combustão controlada, sem propagação de odores, patógenos ou emissões prejudiciais, cumprindo as normas RSM de 2016 (iniciadas pelo Governo da Índia por meio do Ministério do Meio Ambiente, Florestas e Mudanças Climáticas) e as Normas Europeias de Emissões.
O projeto do campus de RPE, em Jamnagar, Gujarat, com 7825 m², converte 220.000 toneladas/ano de RSM em 7,5 MW de energia limpa, o suficiente para abastecer 15.000 residências, sem emissões tóxicas. Além disso, transforma uma área deserta de 2,83 hectares (17 acres) em um cinturão verde, incluindo infraestrutura social como pista de corrida, quadras poliesportivas e espaços de pesquisa. O complexo utiliza apenas 20% do terreno, o restante é reservado para atividades comunitárias e uma expansão futura. O projeto, voltado para o contexto urbano indiano em termos de tipo e quantidade de resíduos gerados, envolveu quase nenhum contato humano durante o processo.
Seguindo o princípio "a forma segue a função", a estrutura simples de aço reciclado pré-fabricado, de grande vão, otimiza o fluxo do processo por empilhamento vertical e dimensionamento adequado do equipamento. A fachada translúcida e reciclável, composta por policarbonato multicamadas, com uma pegada compacta, minimiza a relação superfície-volume, aprimorando o desempenho térmico, reduzindo os custos operacionais e o consumo de energia. Sua leveza permite instalação e reconfiguração eficientes, e sua alta resistência o torna resistente a impactos e fraturas.
A conservação de água e o paisagismo são focos essenciais, proporcionando aos cidadãos uma paisagem social verde e ar fresco. Pomares, paredes verdes, corpos d'água e sistemas de nebulização guiam padrões de brisa fresca, alterando o microclima. Mais de 40% do paisagismo é composto por espécies tolerantes à seca. Águas residuais municipais tratadas e sistemas avançados de condensação por turbina de névoa economizam energia auxiliar e retêm vapor d'água evaporado. As superfícies do telhado e não telhado capturam 100% da água pluvial por meio de 10 poços de recarga.
O projeto também abrange cadeias de valor adicionais no setor de Resíduos para Energia, como a produção de BioCNG a partir de resíduos orgânicos de RSM, recuperação de plástico reciclável de RSM heterogêneo, produção de produtos químicos verdes a partir de componentes específicos, co-combustão de resíduos industriais elegíveis e conversão de cinzas volantes em blocos e pavimentos de construção verdes, criando uma economia circular. O foco do projeto se concentrou em oferecer oportunidades para visitas educacionais e plataformas de pesquisa, além de beneficiar os trabalhadores e contribuir para o desenvolvimento social da região.
O Campus de RPE conquistou a distinção de ser premiado como o "Primeiro Campus de Resíduos para Energia Verde Net-Zero Platinum da Índia" pelo Conselho Indiano de Construção Verde (parte do Conselho Mundial de Construção Verde) e o Green Good Design Award de 2023 pelo The Chicago Athenaeum: Museu de Arquitetura e Design e o The European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies.