-
Arquitetos: ATREY & ASSOCIATES
- Área: 375 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Bharat Aggarwal, Ankush Maria
-
Fabricantes: Hansgrohe, Asian Paints, Giacomini, Havells, MODTECH, STONELAM, Toto, Villeroy & Boch , Window Magic
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um lar de novas inspirações, projetos e inovações, o estúdio ATREY é um escritório de arquitetura projetado pelo arquiteto responsável, Arun Sharma. O objetivo era projetar um escritório que respirasse todos os dias ideias inovadoras de arquitetura. A árvore é a fonte definitiva de inspiração, sendo sua característica mais inspiradora, a capacidade de sustentar uma grande superfície apoiada por um tronco. A forma complexa da árvore foi traduzida para a estrutura do estúdio, que se concentra na relação entre a forma e resistência estrutural.
Em um terreno de 30'x60', no meio da sofisticada área residencial de Nova Delhi, a estrutura assume a forma de uma árvore inclinada pelo vento. As colunas centrais (tronco da árvore) suportam as lajes em balanço, que atuam como galhos. A concha, externa feita de treliças, envolve o estúdio, enquanto elementos verdes suavizam a estrutura de concreto. A forma brinca com o interior, com paredes e teto curvos. As vistas não estão limitadas a uma varanda ou pátio, mas também por paredes verdes em cada pavimento, com plantas purificadoras de ar. Os pátios proporcionam uma pausa refrescante do ambiente de trabalho. A face leste possui a maior abertura de vidro, permitindo uma maior entrada de luz natural. A face sul possui pátios com vegetação em cada pavimento.
O escritório incorpora sistemas de resfriamento latentes em cada pavimento, garantindo conforto ambiental em todas as estações. Painéis solares no telhado e captação de água da chuva demonstram um compromisso com a eficiência energética e a sustentabilidade. As paredes verdes em cada pavimento revestem a totalidade das superfícies, com plantas purificadoras de ar.
A entrada para o estúdio de quatro pavimentos proporciona um circuito de vistas arquitetônicas belas e brutas. A porta pivotante de vidro proporciona uma entrada impactante. Ao entrar, uma árvore seca escultural foi disposta ao lado de um banco de madeira. As paredes e tetos de concreto aparente, bom como o piso de cascalho, criam uma estética bruta, enquanto uma parede verde com pedras naturais e uma cascata proporciona uma experiência zen. O subsolo abriga áreas como sala de espera, sala de conferências e recepção. A sala de conferências recebe luz solar que penetra pelo teto de vidro, em um jogo de luz à medida que o dia passa. Os respingos de água nas janelas da sala de conferências criam outro drama.
O elevador o leva aos pavimentos superiores. O térreo e o primeiro pavimento têm estúdios de arquitetura onde os arquitetos trabalham juntos para tornar os projetos realidade. O estúdio é um espaço aberto e interativo com um ambiente de trabalho produtivo. O segundo pavimento é um ponto central onde as equipes se reúnem para realizar seminários e apresentações, e também compartilham momentos descontraídos no bar. O terceiro pavimento abriga o espaço de realidade virtual e um escritório para o arquiteto principal. O bambu adorna as paredes e o telhado redondo com uma claraboia. Os móveis personalizados feitos de madeiras complementam o projeto. O banheiro de pé direito duplo aberto para o céu é outro espaço de relaxamento.