-
Arquitetos: Tohata Architects & Engineers, nanometer architecture
- Área: 399 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:ToLoLo studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi construído na cidade de Nagakute, Município de Aichi, a cidade mais jovem do Japão, com uma idade média local de 38,6 anos (em 2016). Trata-se de uma infraestrutura pública administrada de forma privada sem um propósito específico, sob o mote de "um lugar para projetar novas conexões".
A relação entre o "grande corredor" e a "pequena sala" é um exemplo claro de dispositivo arquitetônico que estimula novas atividades e novas conexões. O corredor principal, coberto com pequenos quadros de madeira, possui uma atmosfera ampla e aberta, criando um ambiente que facilita a visita. Um ambiente onde você pode ver e ouvir o que está ao seu lado, onde é possível acomodar uma variedade de atividades ao mesmo tempo, como pessoas fazendo uma pausa em um café, vendo obras em uma galeria e ouvindo um mini-concerto, despertando a vontade de experimentar.
Cada pequena sala possui uma decoração diferente, oferecendo lugares únicos que você pode escolher de acordo com a atividade que deseja fazer. Ao usar acessórios de madeira no corredor principal, é possível se envolver em atividades em um ritmo tranquilo, tocar instrumentos enquanto joga shogi ou fazer artesanato enquanto lê em voz alta.
Como não queríamos instalar as peças de madeira apenas no teto, que não pode ser tocado, usamos madeira local em seções de 105 mm quadrados para que os residentes locais pudessem perceber e usar o espaço em uma escala com a qual estão familiarizados. Embora uma única fileira de elementos estruturais no interior do corredor principal fosse o ideal, o Tohata Architectural Office fez uma proposta de duas fileiras devido à resposta da força e outros fatores. A estrutura é o resultado do conhecimento e das ideias do escritório de arquitetura. Os contrafortes foram mantidos internamente para sugerir um novo espaço, uma vez que desempenham sua função estrutural e, ao mesmo tempo, também criam distância entre o corredor principal e as salas menores e se tornam lugares que expandem a imaginação dos usuários. Embora estejam nos bastidores apoiando o edifício, eles também desempenham um papel em enriquecer o tempo dos usuários e atrair encontros, integrando assim os elementos suaves e duros.
Desde a abertura da "Instalação Pública Linimo Terrace", há dois anos, diversas atividades têm ocorrido, embora o nome ainda esteja por ser decidido. Isso nos diz que ainda é desconhecida a forma como será usado e que tipo de encontros ocorrerão.