-
Arquitetos: Estúdio BRA Arquitetura
- Área: 175 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Maíra Acayaba
-
Fabricantes: Brasil Imperial, Carbono, Casulo Design, Dpot, Lumini, Pedras Armani, REKA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fomos convidados para reformar um apartamento de 175,00 m² localizado no centro de São Paulo, mais precisamente no Edifício Copan (Projeto de Oscar Niemeyer, 1966). O convite feito por uma jovem e seu filho, tem como pedido principal aumentar as possibilidades visuais para o horizonte da cidade.
Após mapearmos a superestrutura do edifício, propusemos a mudança de uso e a descompartimentação dos ambientes dispostos juntos à fachada de vidro - essa protegida pelos brises de concreto. O dormitório que existia numa das extremidades da fachada de vidro, dá lugar à cozinha. Bancada de cocção e ilha, são executadas em tábuas de madeira tauarí e recebem um tampo em pedra espírito santo. Na ilha, o tampo em pedra abraça o pilar de concreto em um desenho orgânico, que ao extravasar o eixo de pilares reforça a inexistência de limites entre os ambientes sociais.
O dormitório que ocupava parte do eixo central do apartamento, dá lugar à sala de jantar. Já na outra extremidade da fachada de vidro está a sala de estar e a biblioteca executada em finas chapas metálicas. O layout é disposto para a apreciação da vista do décimo nono andar. Dessa altura, por entre os brises não se vêem carros ou calçadas, apenas prédios de diferentes épocas e a serra da cantareira - muito acima da altura dos edifícios.
Os ambientes íntimos ficaram voltados para a fachada em cobogó do edifício. A fim de reforçar essa troca de uso, o piso foi elevado em 18cm e recebeu uma pisada em concreto pré-fabricado - desenhada no mesmo ângulo da fachada.
O Escritório ocupa o espaço da antiga cozinha e, ao se projetar por cima do piso elevado, parte dele parece flutuar. O Atelier é o ambiente coringa do apartamento, isso porque no futuro também poderá ser utilizado como uma suíte para o filho O dormitório da moradora e seu banheiro são separados por janelas executadas em madeira e vidro, possibilitando a entrada de luz e ventilação cruzada. Banheira e bancada são executadas em concreto pré-fabricado.