-
Arquitetos: Japaz Guerra Arquitectos
- Área: 3500 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Luis Abba
-
Fabricantes: Santiago Monteverdi - Construcciones Civiles SA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A oeste da Rota 15 (antiga Rota 40) e vizinha a prestigiosas vinícolas, está a ANAIA WINES. Com vistas que são um ícone de Mendoza e com uma entrada entre vinhedos que terminam na Cordilheira dos Andes, se ingressa em Fincas Del Campo, onde se encontra ANAIA WINES.
Uma particularidade desta propriedade são os seus vinhedos de forma irregular. Como um vidro quebrado, esta aparente forma caprichosa responde à lógica da seleção de cada setor da propriedade para as cepas mais aptas para cada tipo de solo, seguindo o conceito de Terroir.
A Vinícola e a Habitação fazem parte de um conjunto que dialoga entre si, onde as visuais para a Cordilheira entre lagoas de irrigação utilizadas cenograficamente, permitem um jogo de imagens, reflexos e sons da água que recordam que ANAIA pertence ao sistema do oásis central de Mendoza, onde a água cumpre um papel fundamental, que é homenageado no projeto.
O projeto da adega é inspirado na terra e paisagem de Mendoza, em sua topografia de montanhas, na flora xerófila de suas colinas, na textura e cor de suas rochas milenares e na mudança de tonalidades terrosas que responde a diferentes estratos que foram sedimentando ao longo de milhares de anos. E da mesma forma que vinho nasce da terra, ANAI emerge com a mesma força de uma dobra tectônica, neste caso construída em Concreto, que é a rocha líquida como Le Corbusier definiu.
Espacialmente, o edifício é simples e contundente, é um prisma retangular de 11metros de largura por 100 metros de comprimento, onde se distribuem linearmente os diferentes setores que a gama destes vinhos precisa, ou seja: Setor de Colheita, Armazém de Fermentação (em tanques de concreto inclinados), Armazém de Barris, Armazém de Garrafas e Galeria de Expedição.
No piso superior, destinado ao Setor de Turismo, se encontra uma sala com vista panorâmica para a Cordilheira dos Andes e varanda com vista para a sala de Tanques e de Barris. No Piso Térreo, o setor conta com uma Sala de Degustação equipada com uma sofisticada instalação multimídia que projeta sobre a mesa de degustação as descrições dos elementos aromáticos dos vinhos.
Em suma, o conceito arquitetônico da ANAIA WINES é definido por forma, função, integração à paisagem, controle térmico passivo, economia de recursos hídricos e de energia, austeridade e elegância, etc.