-
Arquitetos: Aoki Arquitetura
- Área: 830 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fábio Machado
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote em um dos pontos mais altos do condomínio foi o ponto fundamental para a tomada de decisão do partido da casa Apuã, o aclive acentuado na frente do lote criava um grande platô 6m acima do nível da rua. O projeto arquitetônico se desenvolveu com base em 3 premissas essenciais: garantir vistas privilegiadas, preservar a maior área possível para jardins e gramados, além de minimizar a movimentação de terra a fim de preservar a integridade do perfil original do terreno. Definimos o platô como o referencial, criando nele o pavimento principal da residência. Essa escolha permitiu atender plenamente às necessidades do programa proposto, enquanto garantia a maximização da área de jardim disponível. Dessa forma, optamos em realizar uma única intervenção no terreno, resultando na criação de um subsolo logo baixo da cota do platô, que foi destinado a abrigar as áreas técnicas e a garagem. No platô principal, um amplo plano retangular se estende para além do perfil natural, criando um grande balanço sobre o aclive do subsolo, harmonizando-se com o entorno e oferecendo uma conexão visual com a paisagem circundante.
Com o intuito de proporcionar uma excelente insolação e vistas desimpedidas para todos os dormitórios, uma sutil rotação no pavimento superior, solucionou a questão, garantindo que pudessem desfrutar de uma orientação solar favorável, ao mesmo tempo em que contemplavam uma vista panorâmica ininterrupta da cidade. No subsolo, estão a garagem, área técnica destinada aos equipamentos e casas de máquinas, um depósito e o hall de acesso que conecta todos os pavimentos. O acesso aos que chegam pela garagem se dá pelo hall do subsolo, ao entrarem os moradores são envoltos por uma atmosfera serena e acolhedora, atravessando uma passarela sobre um espelho d'água chegam até a escada que dá acesso ao pavimento térreo. Aqueles que chegam pela calçada são convidados a acessar a residência por um caminho sinuoso entre os jardins de acesso, buscando gerar a esses usuários a mesma sensação de desconexão e imersão em uma nova atmosfera. No térreo, o projeto se desenvolve em um ambiente integrado e convidativo, envolto por generosos planos de vidro. O volume principal se revela em três volumes menores para os observadores externos. O primeiro volume é delimitado por uma empena preta com grandes aberturas envidraçadas, enquanto dois cubos revestidos em metal complementam a composição. No primeiro volume, ficam a sala de estar e jantar, cuidadosamente projetada para maximizar o espaço e fomentar a interação dos moradores com a área externa e com o entorno, aproveitando ao máximo as vistas proporcionadas pelo terreno. No segundo bloco, estão o lavabo, a despensa e a cozinha, que compartilha o mesmo revestimento metálico cinza dos volumes fechados do pavimento térreo, criando uma sensação de continuidade e integração. Um destaque especial da cozinha, é que ela pode ser integrada ou separada dos ambientes de estar e jantar através de uma ampla esquadria camarão. No vazio que separa os 2 blocos metálicos temos a lavanderia e por fim no segundo bloco metálico, estão a sala de TV e o escritório.
A área de lazer foi projetada para promover a integração e conexão com os demais ambientes do térreo. Dividida em dois setores, a primeira área abriga um espaço gourmet, localizado sob a projeção do pavimento superior, e na segunda área ficam o deck e piscina. No pavimento superior, está a área íntima da residência, totalmente revestida por um brise amadeirado. Esse grande bloco é quebrado pelo volume que abriga as aberturas das suítes, seguindo um ritmo de cheios e vazios. Nele estão três suítes menores, além da suíte master com um amplo closet, sala de banho e uma varanda verde. Ainda no pavimento superior, existe uma varanda comum, que oferece uma vista deslumbrante para o pôr do sol, criando um ambiente perfeito para momentos de contemplação e tranquilidade.