-
Arquitetos: Pietro Terlizzi Arquitetura
- Área: 400 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Guilherme Pucci
-
Fabricantes: Bazze Esquadrias, Castelatto, Lumen Santos, Montpedras, Mármoraria Reis, Toda Casa Limeira
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída do zero, esta casa de 400 m², localizada no interior da cidade de São Paulo (Brasil), possui 3 níveis: garagem na parte inferior, área social no piso térreo e ala íntima no piso superior. A proposta foi proporcionar todo o aconchego e luminosidade de uma casa de praia na cidade, com a utilização de materiais naturais, como pedras, madeira e tijolos. O complexo de lazer é completo e inclui: churrasqueira, balanço externo e piscina com deck suspenso e spa. O pé direito alto possibilita oferecer uma iluminação natural abundante, além de ventilação cruzada.
Os destaques desse projeto são: a Varanda Gourmet - Super agradável, essa área fica integrada com os espaços internos da casa e a piscina, mas também é possível isolá-la, — basta fechar as portas de correr com vão de 9 metros. Seguindo a paleta de materiais da área interna, a varanda gourmet tem os tijolinhos das paredes, a presença da madeira nos mobiliários e também na estrutura das vigas do teto em madeira garapeira, a abundância da iluminação natural e o verde das plantas completam o estilo costeiro. Para a varanda gourmet, se criou um detalhe especial: a escada de acesso ao andar superior avança um pouco para fora da casa, criando um patamar que permite uma bela visão da churrasqueira para quem estiver percorrendo o local.
Já na Área de Lazer - a piscina é inspirada no renomado arquiteto e paisagista brasileiro Roberto Burle Marx, com linhas retas e curvas, tanto nos pisos quanto nos desenhos que formam o paisagismo, remetendo, de fato, a uma área de lago, onde não há traços lineares, tornando-a uma área de piscina modernista e agradável para se relaxar e admirar. A passarela suspensa possui um piso que imita madeira, já no entorno da piscina o piso foi executado com pedra natural São Tomé. O espaço também conta com um balanço fixado ao pergolado, onde também está o orquidário. Uma curiosidade sobre o projeto da casa é que a piscina foi construída antes mesmo do projeto da residência. Com a proposta de remeter a um lago, o arquiteto também executou o paisagismo no entorno com formas orgânicas.
A respeitos dos elementos e paletas de cores usados no projeto, muitos elementos naturais como pedras e madeiras, num moodboard claro e detalhes em freijó estão presentes. A casa possui poucas paredes internas, que possibilitou a sensação de maior amplitude e continuidade sem nenhum obstáculo visual.