-
Arquitetos: FGMF
- Área: 653 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: Terracor, Deca, Dimlux, Docol, Efeito Cristal, Estúdio Orth, Ibratin, Inovar, Master Bikes, N.didini, Portobello, Rewood, Sta. Terezinha, Belas Artes, Suvinil, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Carvalho parte de uma investigação bastante objetiva da organização do programa de uma casa de final de semana em um amplo terreno plano e de frente para um lago. Diante de uma condição tão especial, a grande maioria dos espaços é composta por grandes panos de vidro, como nas clássicas casas modernistas, conectando os espaços internos e externos.
O partido do projeto é bastante sintético: duas lajes de concreto aparente paralelas (uma no piso e uma na cobertura, que encerram os ambientes envidraçados. Além disso, alguns volumes são tratados de forma mais opaca, dado seu programa interno, e são cuidadosamente inseridos entre as duas lajes, com angulação em relação ao sistema cartesiano da planta geral da casa e são revestidos por cobre em tiras oxidadas. Outro elemento bastante presente na composição da arquitetura são os brises de madeira MLC, que fazem tanto o controle de insolação, onde necessário, quanto de privacidade em relação à área externa. O escritório é responsável desde o projeto arquitetônico até os detalhes de interiores.
A casa está bastante conectada aos jardins, assinados pelo paisagista Alex Hanazaki. Com trabalho de piso bastante interessante, com placas de concreto de diferentes formatos e dimensões, além de exuberante vegetação composta por árvores pata-de-vaca, jabuticabeiras, entre outras espécies. A residência possui ainda piscina com borda infinita, que faz frente para o lago, e um pequeno pavilhão anexo, que abriga academia e sauna, totalmente envidraçado e conectado à piscina.
A escolha de mobiliário mistura o contemporâneo com clássicos do design, como a poltrona Fardos, da Dpot, peças de Zalszupin e outras assinadas pelo FGMF, como a versão especial da mesa Paliteiro. É uma casa de veraneio pura, em que toda a arquitetura converge para o convívio e relaxamento dos usuários.