-
Arquitetos: ELE Arkitektura
- Área: 2830 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Aitor Estevez Olaizola
Descrição enviada pela equipe de projeto. Compreendendo o papel crucial da arquitetura na canalização de desejos através de relações espaciais, materiais e afetivas, esta segunda intervenção na Escola San Antonio busca transferir os conceitos e sensibilidade trabalhados com os alunos mais jovens na primeira proposta realizada na escola, para estudantes entre 7 e 12 anos. Mais uma vez, entende-se que o desejo de brincar e aprender livremente é o motor da pedagogia do futuro e, por isso, surgiu o ímpeto de transformar um pátio tradicional em um oásis de criatividade.
Mantendo o caráter selvagem e natural do ambiente, foram gerados relevos sinuosos de cerca de 2,5m de altura que possibilitam a visão através do muro e são capazes de dividir o espaço em pequenos ambientes perfeitamente diferenciados, apesar deles comporem um único espaço contínuo.
A cada uma das áreas foi atribuído um caráter diferente. A primeira é o anfiteatro e a área de produção e cultivo. A segunda área abriga atividades de jogos e esportes. A terceira, localizada na parte superior dessas colinas do relevo, será a grande cúpula de reunião. Ligados a cada uma das áreas e integrados nas encostas que as rodeiam, foram construídos volumes programáticos auxiliares em concreto armado e madeira.
O primeiro pavilhão auxiliar contém um armazém para as plantas cultivadas, um mirante que enquadra o monte Mugarra, além de um espaço coberto para reuniões. O segundo pavilhão é composto por três cubos abertos em uma face e agrupa três modos diferentes de relação entre usuários e o ambiente.
Através da abertura de aberturas nos muros perimetrais de fechamento do terreno, foram geradas novas vistas para os transeuntes, desfazendo os limites entre a densa trama urbana do centro histórico de Durango e as áreas verdes pertencentes à escola e ao convento de San Francisco.