-
Arquitetos: Perkins&Will
- Área: 10382 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Pedro Mascaro
-
Fabricantes: Green Solutions, Innovatori, Pedro Martins, Sulmetais, Terracor Linha Predial
Descrição enviada pela equipe de projeto. A assinatura Perkins&Will se destaca na paisagem da Chácara Klabin, um dos bairros mais valorizados da Zona Sul paulistana, em projeto residencial para a Paes & Gregori intitulado L Klabin. No contexto deste projeto, o L assume o papel de algarismo romano de número cinquenta em referência aos 50 anos do bairro e também remete ao desenho dos terraços das unidades, que assumem a forma de L em sua composição. Com 24 pavimentos e 3 subsolos, o edifício conta com duas fachadas ativas voltadas às duas frentes de lote, uma à rua Luis Molina e a outra à rua Pedro Pomponazzi. São 38 apartamentos tipo de 193,42 m², além de 2 apartamentos garden e 2 duplexes. O térreo abriga espaços comuns, incluindo portaria, concierge, espaço de coworking, academia, spa, playground, piscina e salão de festas.
As fachadas são marcadas por painéis muxarabi deslizantes, aplicados do lado externo e pivotantes no pavimento térreo. Com cerca de 7 metros de altura, foram fixados em estrutura de metal e concreto com regulagem telescópica para permitir que o trabalho das estruturas em relação à acomodação estrutural e variações térmicas não prejudicasse o funcionamento dos painéis. Estes desempenham papel relevante na performance de sustentabilidade, regulando a entrada de luz e calor e tornando a edificação menos dependente da utilização de ar condicionado. Antes de se chegar a essa solução, foram estudados materiais alternativos como madeira, chapas perfuradas, serralheria tradicional, perfilaria de caixilho de alumínio, sistema de forro de alumínio, brise de alumínio e sistema de gradil em alumínio, como também cores, texturas e ferragens. Optou-se pelo brise em alumínio com modulação quadrada e acabamento duplo por ser um material leve, com baixa manutenção.
Plantas flexíveis - A flexibilidade é a essência do L Klabin, com unidades projetadas para personalização. A distribuição das prumadas das instalações foi pensada estrategicamente para permitir a flexibilidade das plantas. Assim, o layout interno determina paredes sem relação com a estrutura do edifício, de maneira a permitir o remanejo ou retirada de divisões para inúmeras variações. Todas as áreas do apartamento dispõem de ventilação direta e cruzada, sem necessidade de uso de exaustores e há churrasqueiras individuais nas varandas. O principal elemento do projeto é o concreto aparente, que demandou uma ampla pesquisa sobre fôrmas estruturais e uso em painéis muxarabi, com mockups para estudo do funcionamento e durabilidade. O material dialoga com acabamentos em tons de madeira, presentes em esquadrias, painéis e pergolados, além do vidro transparente – todos eles materiais clássicos da arquitetura brasileira. Já o projeto de iluminação foi pensado para realçar de forma discreta as texturas do concreto, elementos de arquitetura e vegetação.
Contexto local - A implantação em uma região arborizada levou à exigência de compensação de plantio e manutenção de áreas permeáveis e vegetações nativas. Se por um lado, essa questão representou um desafio para a equipe de projeto, por outro contribuiu para qualificar o resultado final, que se tornou mais verde e dotado de elementos naturais. Os subsolos tiveram que ser reduzidos em perímetro e, por conta disso, foi necessária a inclusão de mais um subsolo para comportar as vagas de estacionamento e áreas técnicas. Essa escavação adicional redobrou o trabalho de estabilização do terreno e fundações. A colaboração intensiva no modelo BIM e a interferência ativa da arquitetura no design estrutural enriqueceram o projeto. O loteamento que deu origem à Chácara Klabin foi iniciado em 1970 pela família Klabin, controladora da companhia de mesmo nome e detentora de uma ampla área no local . As residências horizontais que marcaram a paisagem nas primeiras décadas foram dando lugar a um intenso processo de verticalização a partir dos anos 1990. Em 2006, foi inaugurada a estação de metrô Chácara Klabin, impulsionando ainda mais o crescimento da região. O L Klabin qualifica ainda mais seu entorno, alargando passeios, preservando árvores e respeitando os gabaritos vizinhos.