Nos últimos anos, as ideias tradicionais sobre "local de trabalho" foram completamente alteradas. Com os sistemas remoto e híbrido se tornando o novo normal, os trabalhadores esperam, atualmente, flexibilidade quanto ao local e ao momento em que exercem suas atividades. No entanto, o trabalho remoto prolongado também revelou o valor insubstituível da colaboração e da ligação presencial.
Quando questionados sobre a razão pela qual se deslocavam ao escritório, 74% dos funcionários inquiridos citaram a companhia, a proximidade ou a ligação com seus colegas como a principal razão. *
Consequentemente, as organizações enfrentam um dilema: como satisfazer as exigências dos trabalhadores em termos de flexibilidade de localização e, ao mesmo tempo, estimular os laços interpessoais que são essenciais para a inovação, a cultura e o sucesso empresarial? A resposta está em reimaginar o que o local de trabalho pode oferecer aos funcionários, concentrando-se em 3 áreas-chaves:
Apoiar o Bem-estar Holístico
Os acontecimentos dos últimos tempos evidenciaram o declínio da saúde mental dos empregados, levando-os a reconhecer seu papel no apoio ao bem-estar. No entanto, estratégias verdadeiramente eficazes exigem ações tangíveis que vão além do simples reconhecimento, abordando as facetas físicas, mentais e emocionais, que incluem a disponibilização de mobiliário ergonômico, variedade de ambientes de trabalho e a criação de um cenário mais agradável. Quando os colaboradores são bem tratados, ficam mais motivados, produtivos e leais.
"Uma empresa só pode prosperar quando os seus colaboradores estão prosperando."
Permitir Ligações Significativas
Embora o trabalho remoto permita a produtividade, nada pode substituir o "papo de café", que estimula a criatividade, reforça as relações e constrói parte da cultura. As empresas com visão de futuro, atualmente, reconhecem que facilitar as comunicações presenciais e virtuais é um dos principais objetivos do mercado de trabalho. Uma boa concepção proporciona espaços propícios aos "laços fortes" dentro das equipes, bem como aos "laços fracos" em toda a comunidade - os encontros e conversas inesperados que frequentemente geram novas ideias.
Capacitar a Adaptabilidade
Mudança é algo constante e as organizações que adotam a flexibilidade têm uma vantagem competitiva. Os escritórios podem capacitar os funcionários para navegarem na mudança, dando-lhes controle sobre os seus ambientes. A fácil reconfiguração do material e dos novos espaços permite que as equipes modifiquem rapidamente a sua área de trabalho à medida que as necessidades mudam de minuto a minuto ou de hora a hora. A remodelação em grande escala pode ocorrer sem problemas durante a noite ou aos fins-de-semana para otimizar os ambientes.
"Não se pode resistir à mudança, mas pode-se aprender a navegar dentro dela. Melhor ainda, pode capacitar os seus colaboradores para a aceitarem."
As perturbações dos anos mais recentes tornaram a flexibilidade dos funcionários uma consideração fundamental. Mas os locais de trabalho verdadeiramente eficazes vão além das acomodações básicas e apoiam ativamente o bem-estar, as interações e a mudança. Quando as instituições investem nestas áreas, demonstram o seu empenho em ajudar os trabalhadores a prosperar nessa nova realidade.
Título
MillerKnoll Compartilha Nova Perspectiva sobre a Evolução do Local de Trabalho: Design com ImpactoTipo
Mesa de discussãoWebsite
Organizadores
De
30 de Janeiro de 2024 05:45 PMAté
30 de Janeiro de 2024 05:45 PMOnde
São PauloEndereço