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Arquitetos: Yuri Nobre Arquitetura & Urbanismo
- Área: 10683 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Felipe Petrovsky
Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebidos dentro da proposta vencedora de Concurso Nacional de Ideias, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, onde foi apresentada a requalificação de aproximadamente 40.000m² de espaços públicos datados do início do século passado, com o objetivo de torná-los convidativos dentro de um contexto patrimonial no centro histórico da cidade, os projetos do Terminal e Praça Sagrado Coração de Jesus tiveram ênfase especial na sua relação com o Santuário (1964), e, principalmente, com a memória e integração ao Parque da Liberdade - Cidade da Criança (1890), tombado em 1993. Ainda que não tenha sido solicitada, dentro do escopo do Concurso, foi percebida pela equipe autora a necessidade de maior conforto ao usuário de ônibus em uma região onde, segundo dados da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR), aconteciam aproximadamente 6.000 embarques/desembarques por hora, sendo, portanto, um fundamental ponto de conexão entre o Centro e as demais regiões da cidade.
Era estritamente necessária a modernização da infraestrutura de mobilidade da região, mas também entender o contexto urbano e a importância daquela região para a memória do fortalezense. O equipamento precisava integrar-se totalmente ao projeto de requalificação de uma praça histórica (1880), dentro do entorno imediato de um parque urbano tombado. O desenho do terminal é intencionalmente leve e minimalista e une a função de modernização da infraestrutura a um profundo respeito ao centro histórico em que está inserido, ao integrar-se harmoniosamente a esse entorno. A cobertura é em estrutura metálica, tendo como elementos de destaque suas vigas, terças e contraventamentos em X, formando um imponente vão estrutural agora marco do Centro da cidade. Os pilares de apoio da coberta são em concreto armado e formam um eixo estrutural único onde tubos de aço se conectam e atirantam grandes balanços de 7 e 14m. A coberta em telha metálica tipo sanduíche tem caimento para o centro, diretamente ligada aos pilares, que servem de guia ao escoamento das águas pluviais.
O novo e moderno terminal aberto de passageiros da R. Solon Pinheiro, substitui as antigas coberturas de aço, restauradas em projeto e realocadas para a R. Jaime Benévolo (paralela), a partir do entendimento da necessidade de preservar parte da identidade visual do entorno, pelo desenho marcante dessas antigas estruturas, formando assim uma proposta de corredor para atividades de pedestres em via de pedra que foi elevada e aglutinada como espaço público da praça, formando assim uma nova rua de pedestres onde antes trafegavam automóveis. A Praça Sagrado Coração de Jesus foi totalmente pavimentada com placas de piso drenante e uma faixa orgânica de piso que a integra diretamente ao Parque da Liberdade, suas árvores foram totalmente preservadas, mas suas jardineiras reordenadas, passando de uma estrutura radial indutora de caminhos a jardineiras circulares individuais, deixando o caminho do pedestre mais livre e fluido. A praça foi totalmente equipada com novos mobiliários, incluindo bancos, lixeiras e grandes tablados de madeira que permitem múltiplas apropriações do espaço público, além de equipamentos de design autoral totalmente novos, como as bancas de revista e o banco trapézio.