-
Arquitetos: Høyer Arkitektur
- Área: 95 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hampus Berndtson
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de veraneio está localizada na costa noroeste de Zealand, em uma área com floresta e campos, a uma hora e meia de carro ao norte de Copenhague.
Contrastando com a região costeira, o terreno é inserido nas antigas árvores de bétula e pinheiros. Com o projeto, pretende-se aprimorar a sensação de tranquilidade, em uma casa que é horizontal e complementada pelos troncos esculturais das árvores ao fundo. O volume alongado confere privacidade em relação às casas próximas e enquadra uma clareira na floresta.
Isso é alcançado com uma fachada norte voltada para as áreas públicas, que são mais fechadas, e uma fachada sul que se abre para as árvores com grandes planos de vidro os quais capturam a luz da floresta. Toda a atividade na casa ocorre ao longo da fachada, para que o usuário experimente a fusão do interior e do exterior e se torne parte da fauna e flora da floresta.
Esta casa é a interpretação de uma tipologia tradicional da arquitetura vernacular encontrada na região, com os celeiros característicos revestidos de madeira. A construção é projetada em torno de uma grade feita de madeira laminada colada assentada na fundação. A intenção foi ancorar a casa de forma mais suave, preservar as árvores antigas no local e, esperançosamente, criar a impressão de que ela repousa em troncos de árvores e que a arquitetura não oprime o ambiente natural e o solo da floresta.