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Arquitetos: ATELIER XI
- Área: 316 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Chao Zhang
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Fabricantes: Aolanda, Senyue, Simon
Descrição enviada pela equipe de projeto. A biblioteca está situada em uma vasta plantação de crisântemos aos pés da montanha Yuntai. O arquiteto foi convidado para projetar uma edificação multifuncional para uso comunitário. Ela acomoda degustação de chá de crisântemo, leitura de livros, apresentações musicais em pequena escala, oficinas de educação agrícola e armazenamento de ferramentas.
Arquitetura como uma Vila. Para evitar a imposição de um único grande volume na paisagem do campo de flores, o arquiteto dividiu as funções em cinco pequenos elementos cúbicos dispersos. Esses volumes cúbicos interligados, porém relativamente privados, não apenas evitam interferências entre as diferentes funções, mas também oferecem vistas desobstruídas da paisagem em várias direções enquanto hospedam diferentes tipos de atividades. A arquitetura, composta por unidades individuais distintas, se assemelha a uma vila em miniatura. O exterior de cada unidade se inspira na silhueta das casas locais, apresentando telhados inclinados como o estilo arquitetônico tradicional encontrado na região. Com telhados ascendentes orientados em várias direções, a biblioteca captura totalmente as vistas encantadoras de todos os lados do campo de flores.
A arquitetura e o meio ambiente se complementam: a configuração espacial do volume serve como um recipiente para observar o campo, enquadrando uma vista pitoresca através das janelas. Ao mesmo tempo, a forma escultural se torna um pano de fundo artístico para as flores vibrantes.
Escala do Tempo. Os ciclos de crescimento dos cultivos circundantes criam uma escala de tempo em constante mudança com estações alternadas. As cinco unidades voltadas para direções diferentes capturam a apresentação dinâmica da luz ao longo do dia, transformando o espaço arquitetônico em uma escala que traça as nuances do tempo através da vastidão da natureza selvagem.
Arquitetura como Vazios Interconectados. O exterior é revestido com tinta branca, formando um volume minimalista e escultural. O interior é composto por uma série de espaços curvos interconectados em madeira. Cinco paredes curvas de madeira em cada unidade definem as áreas entre usos públicos e privados. Essas paredes são revestidas com madeira de origem local, criando uma cor quente e uma textura que ressoa com as qualidades delicadas dos crisântemos. A arquitetura geral é definida pelas condições locais. Separados, mas conectados, os espaços proporcionam flexibilidade para apropriações individuais ou para reuniões em grupo.
A tensão entre o interior suave e seu exterior angulado traz uma qualidade distinta que muda do dia para a noite: à luz do dia, as paredes brancas evocam a imagem de uma vila do norte. Enquanto à noite, a silhueta se dissolve na escuridão, enfatizando o espaço interno e oferecendo um calor onírico.