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Arquitetos: Zhaohui Rong Studio
- Área: 23538 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Bowen Hou
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando uma escola encontra-se na faixa entre 20.000 a 30.000 metros quadrados, cria-se um estado relativamente ideal. Possui um desfoque espacial gerado pela escala, mas não é ameaçado pela eficiência do tráfego. Nossa estratégia consistente é criar transparência espacial por meio da redundância de encontros, atendendo aos alunos.
1: Espaço de Entrada - Este é um espaço de múltiplas sobreposições: a praça de entrada da escola, o espaço de atividades para as salas no térreo, a extensão da academia interna, a transição de espaço do segundo andar, a biblioteca aberta, o local de encontro da escola... A sobreposição de múltiplas relações faz com que o espaço exiba redundância completa, tornando a definição da entrada muito ambígua. É um salão multifuncional, servindo não apenas como passagem, mas também como local para exposições, atividades e encontros.
2: Academia Central - Entender a academia como um espaço público central é a principal característica da escola, maximizando a natureza pública da academia. O projeto diminui a elevação do interior para -3m, criando uma melhor interação entre o espaço de entrada e a academia, com isso, as atividades internas se tornam parte da exposição da escola. Ao mesmo tempo, a academia e o estacionamento subterrâneo formam uma interface muito amigável, tornando a academia o centro para buscar e deixar as crianças na escola. O tratamento da iluminação superior não apenas ilumina a academia, mas também traz ricas mudanças no interior.
3: Plataforma do Telhado - Uma plataforma tridimensional escalável cobre a parte inferior da academia e o espaço de entrada, tornando-se um paraíso para os alunos dos níveis superiores. Cada nível tem acesso a um espaço de atividades de 10 minutos durante os intervalos. A plataforma do telhado é recuada do meio para os lados, formando naturalmente um mirante voltado para a paisagem em direção ao oeste e uma arquibancada voltada para a cidade em direção ao leste. As relações interativas com esses ambientes externos também se tornarão memórias importantes para os alunos durante seu tempo na escola.
4: Grande Corredor Lateral - A intervenção na academia central naturalmente elimina as regulamentações de afastamento de 25m, demonstrando um forte senso de unidade e apresentando diferentes qualidades espaciais sob restrições normativas convencionais. A melhor maneira de lidar com o problema é tornar o problema fundamentalmente inexistente. O espaçamento entre as salas do norte e do sul e a academia é transformado em lacuna de luz solar. O grande corredor lateral, nas salas do norte e do sul, se transforma em um átrio mais vibrante. A escola não é dividida em espaços de vigilância ditados pelos regulamentos, reduzindo os corredores de tráfego inevitáveis de norte a sul. A escola inteira exibe um forte senso de unidade.
5. Pátio - A cafeteria, o auditório e a rampa de entrada envolvem o espaço central nos lados norte e sul. A criação de pátios tranquilos distingue o espaço central, proporcionando aos alunos mais experiências espaciais durante seu tempo na escola.
6. Expressão Urbana - A Escola Primária Wenqi Road continua nossa abordagem consistente de apresentar espaços internos na fachada. A combinação de espaços forma uma relação real e virtual na fachada, e o tratamento técnico da construção cria detalhes na arquitetura. Nesse sentido, expressão da fachada da Escola Primária Wenqi transmite fortemente as características da arquitetura na direção leste-oeste, com o deslocamento repetido das varandas nas salas do norte e do sul se tornando outro elemento importante.
A Escola Primária Wenqi, a partir da redundância de relacionamentos, criou uma estrutura espacial altamente composta. Sempre acreditamos que prédios escolares não devem ser produzidos como máquinas para gerar produtos padronizados, mas devem ser ambientes para catalisar infinitas possibilidades para o futuro.