-
Arquitetos: Splyce Design
- Área: 530 530m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ema Peter
-
Fabricantes: Schuco, Swisspearl
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no lado oeste de Vancouver e orientada de leste a oeste, a Casa Yield foi projetada para receber diversos hóspedes familiares ao longo de todo o ano.
Um muro de concreto com uma escada em balanço é a primeiro de uma série de camadas construídas na paisagem que definem a sequência que os pedestres percorrem da rua até a entrada principal.
A casa está posicionada elevada 5 metros acima da calçada, afastada de visões desconfortáveis da rua e mantendo a privacidade. Uma faixa contínua escura de painéis de cimento define a silhueta da fachada frontal, enquanto grandes painéis de vidro preservam uma sensação de luz e levitação na residência. Janela ocultas e detalhes simplificados permitem que os espaços internos se integrem suavemente à paisagem adjacente e às vistas.
No térreo, um eixo norte-sul pontuado por janelas em ambas as extremidades sinaliza uma sutil rotação da planta em direção à vista panorâmica e estabelece uma fronteira informal entre os espaços. Um teto de madeira acentua ainda mais essa divisão, adicionando calor e textura para equilibrar a paleta de brancos. Grandes portas de vidro deslizantes se abrem para um deck na parte traseira da casa, ampliando o espaço e integrando o interior com o exterior. A escadaria principal é iluminada por uma luz contínua, porém em constante mudança, proveniente da claraboia no deck do telhado acima e da janela alta a oeste, enquadrando as vistas dos cedros e abetos à distância.
O interior é intencionalmente discreto em sua materialidade e disposição. Os principais espaços sociais estão agrupados como um só - cozinha, sala de jantar e sala de estar, enquanto outros espaços de apoio são discretos, mas conectados - uma cozinha de preparação é acessada por uma porta disfarçada como parte do mobiliário da cozinha, enquanto a lavanderia está convenientemente posicionada atrás da cozinha principal. Outros espaços informais são destinados ao recolhimento e à solidão, mas não como uma total ruptura do todo. Um escritório se esconde atrás da parede da sala de estar principal, e uma biblioteca com assentos ocupa o patamar da escada no andar superior.