-
Arquitetos: Lucio Fleury Arquitetura
- Área: 450 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Beware Collective
-
Fabricantes: Portobello Shop, Ulimax
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como todos os projetos do escritório, a inspiração para esta casa foi buscar o equilíbrio do espaço construído com o meio ambiente. Não só no que diz respeito a concepção estrutural em madeira, mas também as condicionantes do clima local. Grandes beirais marcam as fachadas da casa em todo seu perímetro protegendo tanto a estrutura como as paredes e esquadrias, diminuindo a manutenção da casa como um todo. Todas as aberturas foram pensadas para criar um eixo de ventilação cruzada permitindo internamente um maior conforto térmico. Enquanto a face sul se abre totalmente para a vista do mar. A face oeste é mais fechada com alvenarias de concreto celular à exceção do módulo da escada, protegido por brises verticais que filtram a luz do poente que permeia o pátio interno.
Apesar da vista privilegiada de um terreno “pé na areia”, o lote era relativamente estreito com 14m de frente. A legislação local só permite ocupar 2/3 desta medida deixando a casa com apenas 9,15m de largura. Nesta situação o desafio foi colocar 3 suítes com vista para mar que, apesar de estreitas, ficaram confortáveis no comprimento. Os banheiros também têm janelas para o quarto que aproveitam a vista para um banho interagindo com o mar. No térreo, o acesso da casa é pela lateral aonde se chega num pátio jardim que cruza a casa em toda sua extensão transversal. Ao lado do jardim um segundo pátio é marcado pelo pé direito duplo e o piso de ladrilho que o integra a cozinha. A estrutura da casa é toda em madeira laminada colada. Proveniente de reflorestamento, é o material mais renovável da construção civil. São praticamente 3 pavimentos em madeira, sendo o térreo apoiado em laje suspensa de concreto e o piso superior e a cobertura central, que contempla a laje técnica, estruturados por lajes de “painel wall” sobre barrotes de madeira.
A maior parte da casa é coberta por telha sanduiche de PVC e poliuretano expandido que garantem um ótimo isolamento térmico. A laje técnica é coberta com manta TPO sobre isolante térmico. A casa ainda conta com sistema de placas solares para energia fotovoltaica, sistema de aquecimento solar para a piscina e reservatórios de água pluvial de 15mil litros. Um elemento interessante deste projeto é o painel muxarabi. Internamente percorre toda a lateral da escada fazendo o fechamento interno da lavanderia e banheiro superior. Nas laterais da sala filtra a luz do nascente e principalmente poente. Além de compor também a fachada da praia no fechamento dos quartos. Outro elemento que destacaríamos é a cor. A cor da estrutura de madeira em si já é super marcante mas para destacar este elemento colocamos um tom de azul no pavimento superior, no bloco que conversa com o mar e a cor amarela no bloco que dá para a rua.