-
Arquitetos: Soek Arquitetura
- Área: 415 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: FEG Brasil, Granitorre, REFAX, Reset madeira ecológica, Sulmetais
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pautado pela temporalidade, o projeto do complexo de esportes de areia Praia JK foi concebido pela Soek Arquitetura para ocupar um lote vago em umas das principais avenidas da cidade de São Paulo. Desenvolvido para permanecer no lote por tempo limitado, mas indeterminado, o projeto utilizou soluções e sistemas construtivos pré-fabricados e modulares possibilitando uma montagem e seu futuro desmonte de maneira eficiente e ligeiro.
A maior parte do lote é ocupada pelas quadras de areia. No espaço remanescente, foi implantado uma grelha ortogonal de vigas e pilares metálicos com pintura branca de dois pavimentos que abriga os programas complementares do complexo; vestiários, depósitos, espaços administrativos, um restaurante e bar. Os programas que exigem ambientes fechados são organizados por quatro caixas posicionadas dentro da grelha estrutural revestidas com placas de madeira pré-fabricadas que seguem a modularidade do projeto e possibilitam o seu abre/fecha por meio de painéis com abertura vertical camarão.
Fixado à estrutura principal, dois sistemas de controle passivo do sol foram instalados para filtrar a luz direta levando conforto aos usuários da edificação. Nas fachadas norte e leste, placas de tela onduladas perfuradas e na cobertura brises lineares.
Os acabamentos e materiais remetem aos materiais orgânicos presentes no complexo, como o fulget no piso que se camufla com a areia das quadras e a madeira da vegetação, ambos rompendo com a rigidez dos materiais dos edifícios em seu entorno. A estrutura branca serve como uma base neutra para os demais materiais e vegetação.
A vegetação permeia a grelha estrutural desrespeitando a modularidade que rege todos os demais componentes do projeto no plano horizontal e no plano vertical por meio de vazios no piso do pavimento superior. No pavimento superior, o perímetro foi ocupado por vedélias, xanadus e filodendros que transbordam além das suas jardineiras e que junto dos demais elementos paisagísticos e do revestimento natural das caixas, rompem a neutralidade e rigidez industrial dos demais elementos.