-
Arquitetos: Rossetti + Wyss Architekten
- Área: 660 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Jürg Zimmermann
Descrição enviada pela equipe de projeto. Rossetti+Wyss Architects apresentam o Edifício Residencial L329 em Zurique, Suíça. Localizado em um bairro com uma estrutura de desenvolvimento dissolvida e diversos edifícios isolados, além de espaços verdes abertos, o novo edifício substitui uma construção dos anos 1930.
Projetado para integrar-se harmoniosamente ao ambiente urbano, o edifício possui sete apartamentos, um pequeno espaço comercial no térreo e uma garagem nos fundos do terreno.
Apesar de oferecer mais espaço habitável, o volume do novo edifício se insere de maneira discreta na paisagem urbana, complementando a estrutura dos edifícios ao longo da Limmattalstrasse. A fachada apresenta extremidades curvadas, quebrando a aparência monótona e harmonizando com as propriedades vizinhas.
A escolha de um telhado inclinado segue a mesma linha de respeito ao contexto arquitetônico local. O projeto prioriza a integração ao entorno, garantindo um fluxo natural do ambiente ao redor.
Além disso, o edifício incorpora soluções sustentáveis, como sistemas de aquecimento térmico e produção de eletricidade por meio de painéis solares opacos que evitam reflexos para os arredores, bem como para o céu.
A arquitetura do edifício se destaca pela simplicidade e uniformidade das formas, com fachadas que buscam uma aparência calma e equilibrada. Todas as seis faces são tratadas da mesma maneira, com aberturas diferentes dependendo de sua exposição. Pequenas variações no ritmo das aberturas verticais e nos formatos refinam as fachadas uniformemente alinhadas. Os painéis de madeira inclinados entre os pilares de madeira resultam em efeitos de sombra variados e reflexos de luz, proporcionando ao volume uma aparência animada. A proporção das janelas varia nas fachadas. As loggias buscam exposição ao sul e se incorporam discretamente à geometria da estrutura. Componentes em balanço, como varandas e sacadas, são evitados.
As extensas superfícies do telhado seguem a intenção do projeto das fachadas: uma aparência clara, homogênea e menos fragmentada, embora seja de painéis fotovoltaicos e de fibrocimento. Dois pináculos voltados para o sul são inscritos nas superfícies do telhado de forma análoga às loggias.
O novo edifício é uma adição respeitosa, tranquila e elegante ao bairro.