Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma nova urbanização, esta é uma casa feita para uma família nuclear - um casal e seus dois filhos. O cliente espera encontrar paz e priorizar o espaço para o crescimento de seus filhos. A implantação comum de uma habitação urbana na região estabelece o recuo de 1m - 2m da extremidade do terreno até a edificação para abrir janelas laterais, o que leva à falta de privacidade entre os volumes.
A partir desse contexto, nosso desenho tem como objetivo focar nos espaços internos. Inspirado na composição em camadas de uma típica casa tradicional - a casa de Hoi An -, o projeto utiliza toda a largura do terreno, abrindo-se para a paisagem interna; simultaneamente, o terreno é dividido em cinco partes no sentido do comprimento: dois espaços de convivência entrelaçados com três jardins, todos conectados pelo "nhà nối" (bloco de conexão).
O conceito de "rotacionar" o volume inteiro em 45 graus cria uma azimute oblíqua, reduzindo o paralelismo entre a borda da edificação e a fronteira do terreno. A direção inesperada, juntamente com o espaço entrelaçado - sólido (interno) e vazio (externo) - aumenta a profundidade do volume. A casa também aborda o feng shui, trazendo a extremidade angulada da casa para a interseção, desviando a via interna voltada para a fachada posterior, formando um caminho ativo de ventilação em todo o volume.
O térreo inteiro é dedicado às atividades relacionadas ao "aprender brincando". Isto inclui o vazio entre dois jardins, formando juntos um grande playground. As funções restantes - espaço de trabalho e cozinha para os pais - são reduzidas e servem como uma "zona de apoio", mantendo as atividades das crianças sempre à vista.
O primeiro andar é rotacionado 180 graus em comparação com o térreo, criando um layout fechado ao redor de um pátio interno. Juntamente com o sistema de cobertura com telhas tradicionais de Hoi An, a casa se adapta bem ao clima local e enfatiza a transição surpreendente do exterior contemporâneo para a atmosfera íntima interna.