-
Arquitetos: Atelier Archmixing
- Área: 1025 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Qingshan Wu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este Parque Ecológico Urbano está localizado no noroeste da cidade de Kunshan, China, a aproximadamente 4 km do centro, cobrindo uma área total de 3.150 m2. É um parque aberto ao público. No lado esquerdo da entrada sul, ao longo do rio, havia originalmente um escritório de vendas com uma área de aproximadamente 1.310 m2. Para aproveitar o terreno, a administração decidiu construir um novo centro de visitantes. O novo volume será usado para serviços abrangentes relacionados à administração do parque e da cidade. Também se esperava que o volume pudesse ser integrado à paisagem. Durante o processo, notou-se que há um grande espaço verde ao norte do terreno, bastante desinteressante, com isso, decidiu-se incluir esse espaço no projeto para o centro de visitantes.
O desenho não é complexo; criamos um pequeno conjunto arquitetônico adotando uma abordagem chamada "dividir o todo em partes". Cada parte tem funções flexíveis para atender às necessidades iniciais e se adaptar a possíveis mudanças futuras. Os visitantes podem acessar as florestas e a água passando pelo conjunto. Alguns desses pequenos volumes são cobertos por uma estrutura de metal perfurado. Esse desenho cria um espaço semicoberto ao ar livre para realizar atividades públicas, como um pavilhão.
Em termos de forma e organização espacial, o projeto pode ser definido como "pequenas casas e grandes pavilhões". As casas têm dois andares e são projetadas com telhado inclinado. Sua superfície é feita de painéis de alumínio de cor natural e vidro. A cobertura mede aproximadamente 22m x 32m quadrados e é de cor cinza escuro, com placas de vidro no centro para evitar a entrada de água da chuva.
A estrutura dessa cobertura adota unidades quadradas de chapas de aço com uma dimensão de 1,8 x 1,8m e uma altura de 700mm. Dentro do sistema construtivo, os espaços entre as vigas são preenchidos com grades de alumínio com as mesmas dimensões (300x300mm, altura de 700mm). Tanto a chapa de aço quanto a chapa de alumínio são de cor cinza escuro. Neste ponto, a cobertura com 300mm de espessura é visualmente integrada. Parece uma estrutura homogênea.
Essa cobertura única surgiu de um desenho anterior que não foi implementado. O projeto original tinha como objetivo criar um telhado de malha quadrada totalmente em aço como cobertura geral do volume. Após calcular o ângulo de altitude solar, chegamos à conclusão de que, para alcançar um ambiente de iluminação interna sem sombras, com luz homogênea natural durante todo o ano, a espessura do telhado deveria ser de 900mm. Infelizmente, esse projeto não foi implementado. No atual, optamos por uma estrutura de espessura fina, que é mais simples e econômica. Calculando o ângulo de altitude solar, nosso objetivo foi o contrário do anterior: criar um ambiente com sombras onde os visitantes teriam um momento de descanso.