-
Arquitetos: Cochin Creative Collective
- Área: 360 360m2
- Ano: 2022
-
Fotografias:Syam Sreesylam, Lijo John Mathew
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência/ateliê do artista é uma exploração do modernismo no contexto tropical de Kerala, Índia. O volume é composto por um conjunto de formas com geometrias sobrepostas. A linha auspiciosa que percorre a direção leste-oeste define a composição dos elementos agrupados.
A casa principal, que tem uma planta quadrada, cria tensão com seus componentes auxiliares, a garagem e a escada. A planta quadrada é uma variação humilde da grade de 9, demarcando simultaneamente as funções da casa no térreo e do ateliê do artista no primeiro andar. A casa se abre para um jardim amplo ao norte, e todos os quartos voltados para o sul não possuem hierarquia em tamanho ou posição.
Uma das exigências do artista era uma separação rigorosa entre seu espaço de trabalho e sua casa, e, portanto, o sistema de circulação foi projetado de tal forma que ele faz uma jornada longa e tátil até seu estúdio todos os dias.
O estúdio/ateliê é um espaço de pé-direito duplo inundado de luz solar através de grandes aberturas voltadas para o norte. A forma da casa é um cubo, ou melhor, o remanescente de um cubo, com aberturas simetricamente articuladas. Os padrões de tijolos na parte exterior da casa tornam o revestimento aparente e também funcionam como uma camada protetora para o clima tropical.
Os materiais adotados são neutros em alguns lugares e proporcionam cor e calor em outros, como pedra natural polida para o piso, teto de concreto aparente, paredes com gesso branco e azulejos quadrados coloridos no interior. Para o tijolo exterior, foi usado revestimento vermelho e acabamento de cimento. O terraço na extremidade sul se abre para a vista dos campos próximos e a torre no terraço sul funciona como um marco e também como uma entrada para o bairro residencial.