-
Arquitetos: CCBA Designs
- Área: 23310 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ashish Bhonde & Ramprasad Akkisetti
"O bloco acadêmico do BIT Wardha foi resultado de um empreendimento social liderado pela organização Shiksha Mandal. Iniciado em um momento em que institutos educacionais similares estavam sendo fechados devido à falta de novas matrículas, o cliente, uma organização centenária sediada em Wardha, defendeu a educação de qualidade e acessível na Índia. Eles sugeriram que um estilo único de propagação educacional e arquitetura ajudaria a ditar sua visão de uma faculdade de engenharia para uma pequena cidade como Wardha. Assim, o Instituto de Tecnologia Bajaj surgiu.
Modernidade encontra Tradição - O projeto conceitual para o bloco educacional se inspira na arquitetura sagrada de antigos templos, igrejas e mesquitas. Seu movimento espacial espelha os atributos sagrados desses lugares por meio de uma interpretação moderna. O BIT Wardha assume uma forma que reflete os sabores da arquitetura moderna, ao mesmo tempo em que presta homenagem aos elementos tradicionais de criação de espaços. O desenho adotado assume uma forma quadrada alongada.
Com o volume posicionado na extremidade, uma grande praça central se abre em seu núcleo, criando uma série de abreviações geométricas e pontos focais que pretendem unificar a linguagem arquitetônica. O campus é, portanto, concebido como um grande complexo disperso em três níveis e interligado por uma série de passarelas e pontes que se sobrepõem. Espaços derivados através do movimento - Começando pela entrada, um grande espelho d'água chama a atenção e possui atributos simbólicos. Assim como o 'stumbh', essa torre triangular se torna o ponto focal e marco de identificação para o campus. Combinando sinônimos com a narrativa, grandes aberturas triangulares dão as boas-vindas a um espaço de entrada com três andares de altura. Este espaço é envolto por uma série de arcos que ajudam a alcançar vãos maiores com obstrução mínima. Ladeado por claraboias e sustentado por pilares circulares de concreto, o espaço amplo, que também abriga a área de administração, intensifica sua experiência espacial através de seus atributos expostos.
O movimento a partir deste ponto de entrada permite que o usuário circule pelas longas galerias e corredores. Ao longo do centro, esses "espaços de apoio" são flanqueados de ambos os lados por salas de aula, laboratórios e pátios internos. Assim, o layout espacial se transforma em uma hierarquia de espaços construídos e abertos, abrigando harmoniosamente um ambiente independente das duras condições climáticas de Wardha.
As salas de aula do bloco acadêmico se abrem para a praça central. Dispostas de maneira inclinada, suas grandes aberturas retangulares com venezianas, são fixas e inclinadas para a orientação do sol. Os laboratórios, situados em oposição, são ventilados de maneira cruzada por pátios internos vegetados. Esses pátios utilizam resfriamento evaporativo e moldam diversas vistas do edifício através de suas aberturas triangulares que atuam como "grandes olhos do campus". A oficina localizada na extremidade posterior do terreno é uma grande estrutura de concreto armado com uma cobertura de aço. Sua parede de alumínio cria uma tela viva para a interação da luz e sombra em seu interior. A biblioteca, também chamada de "Centro de Conhecimento", está situada no final do eixo da praça central. Sua localização, ditada pela funcionalidade, possui um significado simbólico para o projeto. Um desenho que fala por si só - O BIT Wardha, embora moderno em sua linguagem arquitetônica, carrega em seu âmago os valores de suas tradições culturalmente ricas. Ao alinhar o volume ao eixo leste-oeste, as condições climáticas foram enfrentadas. Sem a interferência de decorações externas, a paleta de materiais expostos confere sua expressão à arquitetura moderna, nutrindo-se ao longo do tempo. Com suas raízes na construção tradicional indiana, o projeto tem como objetivo revelar sua forma mais verdadeira e inspirar as gerações futuras."