-
Arquitetos: dongqi Design
- Área: 170 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Victor Marvillet
-
Fabricantes: TAI Architecture & Decoration
Descrição enviada pela equipe de projeto. A dongqi Design transformou o térreo de um antigo prédio na rua Anfu, em Xangai, China, em um espaço flexível e dinâmico para a marca "lost in echo". Com o objetivo de diminuir o impacto dos pilares existentes, o projeto introduz múltiplas estruturas triangulares rotativas para cercar ou definir livremente o espaço.
Com cuidadosa consideração de proporção e funcionalidade, o prisma triangular foi dividido verticalmente em três partes, com a seção do meio na altura dos olhos que se estende em braços de comprimentos diferentes. Na vista superior, cada braço pode ser rotacionado em qualquer ângulo, oferecendo uma variedade de combinações que acomodam diferentes cenários.
Seja um espaço fluido e sem restrições ou um espaço retangular ordenado, o projeto cria uma atmosfera de diversidade e novidade, desafiando as convenções do ambiente funcional. Alternando entre fragmentação e continuidade, o movimento dos prismas guia o movimento das pessoas, redefinindo continuamente as relações espaciais internas. As seções superior e inferior dos prismas possuem uma superfície lisa e reflexiva em contraste com a seção média texturizada. Quando em movimento, a materialidade acentua a ilusão de braços mecânicos flutuantes, criando uma ambiência dúbia.
As portas dobráveis, que podem ser totalmente abertas, também foram divididas em três partes, assim como as proporções dos prismas. A parte superior e inferior em aço inoxidável com acabamento espelhado reflete o pátio frontal, bem como a movimentada rua, enquanto a parte de vidro do meio atrai as pessoas. Cenas da vida urbana são refletidas nos espelhos e vislumbres do interior são revelados através do vidro, formando uma colagem de interconexões entre dentro e fora.
A dongqi projetou suportes que podem ser enganchados nas ranhuras horizontais e movidos livremente nos prismas rotativos, oferecendo um sistema flexível para visualização das mercadorias e sendo também facilmente removidos. O espaço pode ser reorganizado para o varejo, exposição ou eventos públicos e privados. As paredes laterais têm cantos arredondados especialmente projetados, na mesma linguagem dos prismas, formando curvas suaves para oferecer um ambiente leve. O trilho, oculto atrás da parede, permite que as peças pareçam estar suspensas no ar.
Os materiais utilizados para delimitar o espaço interno são acinzentados, com diferentes acabamentos artesanais permitindo sutis mudanças de texturas. O roxo característico da marca aplicado no balcão do caixa totalmente em vidro contrasta com a refinada tatilidade do ambiente em tons de cinza. O volume irregular entre os dois provadores é especialmente projetado como um espaço coberto por espelhos, criando uma experiência imersiva para os clientes. Como se estivessem perdidos no eco de reflexões e movimentos infinitos, o projeto traduz visualmente o significado por trás do nome da marca.