-
Arquitetos: Atelier st, Gesellschaft von Architekten mbH
- Área: 265 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Clemens Poloczek
-
Fabricantes: Artemide, Bauwerk Parkett, Claytec GmbH & Co.KG, Dornbracht AG & Co.KG, Duravit, FSB Franz Schneider Brakel, Grau GmbH, Heidelberg Cement AG, Mawa Design, Schulte Naturstein, von Hanf e.K
Descrição enviada pela equipe de projeto. A propriedade está situada no perímetro de uma área residencial consolidada em Portitz, no noroeste de Leipzig. Além da proximidade imediata com a natureza, destaca-se pelo bairro composto por um desenvolvimento heterogêneo de casas unifamiliares e uma vegetação já estabelecida. A natureza, a floresta próxima e o pomar desempenharam papéis igualmente importantes, assim como a adaptação dos edifícios circundantes a uma linguagem arquitetônica contemporânea. As características essenciais da propriedade foram traduzidas em um edifício residencial com telhado de duas águas, que remete à imagem arquetípica de uma casa. No entanto, o projeto vai além, adotando a abordagem de "dois são melhores que um", com a composição de dois volumes estreitos e deslocados para criar uma fachada única.
Essa estratégia permite manter-se dentro das linhas de construção dos edifícios vizinhos, respeitar a escala do entorno e, ao mesmo tempo, acomodar o programa necessário de forma compacta e centralizada. A forma dos dois volumes do telhado de duas águas dialoga com as casas geminadas na área circundante, adicionando um toque de humor ao projeto. Em vez de buscar uniformidade, o projeto busca transformar o existente de modo a criar uma arquitetura independente e marcante. O resultado é um volume claro e direto, com aberturas especiais que conectam o interior à natureza circundante, oferecendo vistas da floresta a leste e do pomar a oeste.
Uma área de acesso é criada entre a rua e a edificação, abrigando a garagem e o acesso à entrada e ao jardim, servindo como um elo entre o espaço público e o privado. O pomar a oeste, reservado apenas para os residentes, é acessado por um pátio pavimentado que também abriga as vagas de estacionamento e proporciona acesso à entrada principal e ao jardim. Diferentes níveis de terraços, uma área de piscina e elementos verdes complementam o ambiente externo, criando um espaço de lazer único e agradável. Já o interior contrasta com a robustez do exterior, apresentando-se como uma espécie de refúgio acolhedor, com detalhes que remetem a uma caverna.
A temática das curvas é explorada nos detalhes das passagens e portas, enquanto os dois volumes se entrelaçam para criar uma experiência espacial complexa e harmoniosa no interior. Revestimentos de argila texturizada aquecem os ambientes, enquanto o piso de pedra natural confere uma sensação de conexão com a natureza. Nas áreas íntimas, do pavimento superior, foi instalado parquet de carvalho naturalmente oleado.
O acesso ao edifício se dá por uma porta generosa que permite a entrada da luz natural e das vistas da floresta circundante. Uma circulação leva a uma ampla área de cozinha e jantar com saída para o jardim. A sala de estar separada e mais alta também é acessada a pela circulação. A elevação está alguns degraus acima do nível do solo, como um espaço que se estende até o teto, criando uma atmosfera especial com uma lareira embutida em uma parede de concreto aparente.
Os cômodos mais privativos estão localizados no pavimento superior. Estes também são divididos por níveis ligeiramente escalonados. O quarto principal com closet e banheiro está localizado em um nível intermediário. Em seguida, alguns degraus levam à área das crianças, convidados e ao escritório. Os quartos estão conectados à natureza por meio de aberturas direcionadas.