Casa No Lagar / Colajj

Casa No Lagar / Colajj - Fotografia de ExteriorCasa No Lagar / Colajj - Fotografia de Interiores, Tijolo, CadeiraCasa No Lagar / Colajj - Fotografia de Interiores, Madeira, Cama, DormitórioCasa No Lagar / Colajj - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa No Lagar / Colajj - Mais Imagens+ 25

Lamego, Portugal
Casa No Lagar / Colajj - Fotografia de Exterior
© Marcos A. Sousa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Lagar da Quinta de Recião situa-se na parte baixa de uma encosta de vale na Várzea de Abrunhais onde corre o rio Varosa o seu limite a poente. A obra trata-se de uma reformulação de um antigo lagar que se situa no centro da quinta. O equipamento agrícola dava apoio à produção de vinho, com dois grandes tanques de pedra que ocupavam praticamente a totalidade do piso térreo. Em cima deste piso eram guardados utensílios próprios da actividade vitivinícola. A ligar estes dois pavimentos, na fachada de tardoz, existia uma escada adossada ao perímetro dos mesmos. A encomenda pedia que este equipamento passasse a funcionar como habitação de turismo rural, com a capacidade de acolher 3 quartos por forma a oferecer descanso a quem decida vir experimentar o enquadramento de uma vida dedicada à produção da uva.

Casa No Lagar / Colajj - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Marcos A. Sousa
Casa No Lagar / Colajj - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Marcos A. Sousa

A posição estratégica de proximidade à manutenção que o lagar oferecia, serve agora uma casa que priveligia de um isolamento contemplativo rodeado das linhas de vinha circunscritas por um cenário natural de floresta. As 3 materialidades distintas que se identificam nas volumetrias exteriores da casa denunciam a sua partição programática. O piso térreo constituí-se de alvenaria dupla de granito amarelo com cerca de setenta centímetros de espessura total e acolhe as zonas sociais. Por cima deste pousa um volume revestido a ripado de madeira que mimetiza a inclinação do terreno da vinha no açotamento da sua cobertura de uma água onde se distribuem os espaços privados. O terceiro volume resulta da ligação vertical dos outros dois e é revestido a bardos de xisto aplicados a pino provenientes do stock que a Quinta de Recião usa na manutenção dos que existem por toda a quinta, onde se amarram os arames de guia às linhas de vinha. O piso social oferece uma relação de nível com o terreno circundante. Foram mantidas à vista as cantarias robustas e expressivas nos cunhais e porta de entrada pelo lado exterior e isoladas e rebocadas pelo interior para assegurar melhor conforto térmico. A cozinha faz de fundo de sala, e resguarda um pequeno lavabo nas suas costas que se encontra por baixo das escadas. A relação da cozinha com a sala de jantar é aberta, e esta última relaciona-se com uma sala de estar configurada em U desniveladas em três degraus. Esta forma resulta de um lintél periférico que assenta a cota mais baixa da casa sob a forma de banco corrido. Os dois tanques de pedra foram desmontados e encontraram uma nova configuração na eira que se estende agora no desenvolvimento da sala de estar ao exterior através da abertura do maior vão da casa para o rio.

Casa No Lagar / Colajj - Fotografia de Interiores
© Marcos A. Sousa
Casa No Lagar / Colajj - Fotografia de Interiores, Porta
© Marcos A. Sousa
Casa No Lagar / Colajj - Imagem 29 de 30
Corte
Casa No Lagar / Colajj - Fotografia de Interiores, Madeira, Cama, Dormitório
© Marcos A. Sousa

A ligação ao piso superior é vencida através de uma escada em leque. Uma ampla clarabóia acompanha toda a direção desta ligação e traz também alguma claridade natural ao fundo de sala em baixo, e hall de quartos em cima. Na zona privada, a partir deste hall consegue-se o acesso aos 3 quartos com uma relação muito franca com o exterior. Dois dos quartos têm varanda interior que lhes aumenta a área, e um outro com uma janela em toda a sua fachada sul que fica assim posicionado na zona de maior pé-direito da água do volume privado. Os acabamentos interiores dão continuidade à materialidade de outras casas da quinta para reforçar uma ideia de conjunto. Todo o pavimento é feito em peças de barro artesanais, as paredes são rebocadas, brancas e todas as carpintarias em madeira à vista. Toda a serralharia de janelas e portadas é escura para rematar a tela preta onde se prega o revestimento de madeira, com a exepção da porta da casa e do janelo que alinha com esta no momento de entrada que se materializam em madeira maciça. Os arranjos exteriores colmatam a relação da casa com a pendente do terreno. No pátio de entrada, entalado entre a casa e o muro de suporte, faz-se uma zona técnica e de arrumação ao mobiliário de exterior que conforma uma calçada de pedra juntamente com o muro de suporte seguinte, e em continuidade descendente sucedem-se um relvado, um tanque, o muro de suporte deste e a paisagem debruçada sobre o rio.

Casa No Lagar / Colajj - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Marcos A. Sousa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa No Lagar / Colajj" 08 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013084/casa-no-lagar-colajj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.