-
Arquitetos: IARA
- Área: 106 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Huien Song, Xinran Wu
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na Vila de Fengwu, na cidade de Biyang, condado de Yixian, cidade de Huangshan. Como a área mais bem preservada de vilas tradicionais no sul de Anhui, o condado de Yixian possui ricas paisagens naturais e patrimônio cultural. No entanto, a Vila de Fengwu enfrenta desafios comuns a muitas vilas comuns, incluindo a saída da população, o envelhecimento demográfico e a preservação limitada de prédios antigos. Em 2023, iniciamos o projeto de caridade de revitalização rural "Fengwu JI". Aproveitando o design, a iniciativa adota uma perspectiva internacional, focando em características locais e empregando métodos como micro-renovação e construção da cultura rural. O objetivo é promover esforços coletivos, enriquecendo e revitalizando a vida dos moradores de Fengwu e da comunidade rural em geral. "A Ponte Coberta no Aqueduto" é um dos subprojetos dentro dessa iniciativa.
Este projeto está localizado ao longo do antigo canal de água na parte norte da vila. O antigo canal de água, construído na década de 1960 para irrigação, está abandonado hoje. Os arredores do aqueduto são naturalmente selvagens e exuberantes, criando um genius loci único. Durante a fase inicial de design, realizamos pesquisas com os moradores e a "memória" foi a palavra mais mencionada. Essas memórias incluíam recordações da construção coletiva do antigo canal de água e lembranças afetuosas de brincar ao redor do canal na infância. Além disso, os moradores expressaram a necessidade de um espaço para comer e buscar sombra durante o verão. Portanto, decidimos transformar este aqueduto em uma ponte coberta pública confortável para uso diário.
Para preservar a memória coletiva da vila, preservamos o aqueduto original, mantendo sua estrutura original e as marcas do tempo impressas em sua superfície. No corpo do antigo aqueduto, fixamos um corpo de ponte leve de madeira. O uso da madeira não apenas presta homenagem à tradição local da arquitetura Huizhou, mas também aumenta a intimidade entre a nova infraestrutura e os moradores.
"A Ponte Coberta no Aqueduto" utiliza madeira laminada cruzada pré-fabricada (CLT), um novo material que oferece vantagens como distribuição uniforme de estresse, alta relação resistência-peso e sustentabilidade ambiental. A estrutura da ponte é composta por 19 unidades pequenas interligadas seccionais, formando um sistema nervurado entrelaçado ao antigo aqueduto. Cada unidade estrutural é composta por duas colunas independentes em forma de X que suportam seus respectivos telhados.
O telhado utiliza painéis corrugados leves, apoiados na estrutura de madeira. Dentro da ponte, há assentos e duas fileiras de cadeiras reclináveis, proporcionando aos moradores diferentes opções de descanso e apreciação da vista. Em termos de construção, todos os componentes da ponte podem ser levantados à mão, evitando a necessidade de grandes ferramentas de construção. Todas as juntas entre os componentes de madeira são conectadas com parafusos para facilitar a montagem no local.
Após a conclusão, a ponte serve como um tributo respeitoso e um lembrete de uma história específica na vila. Também oferece um espaço de cuidado e reunião para o futuro da vila, injetando vitalidade e vigor na vida pública de Fengwu.