-
Arquitetos: Cubero Rubio
- Área: 2800 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ramiro Sosa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um edifício residencial de média densidade que combina a habitação coletiva contemporânea com a individualidade e liberdade próprias da escala do bairro. Está localizado em uma passagem de um quarteirão do bairro de Palermo e responde à sua escala, articulando-se a partir da continuidade espacial e do percurso gerado entre a paisagem urbana e a paisagem interior do edifício, que retoma a ideia de passagem de acesso às moradias.
O terreno é o todo e o novo edifício faz parte desse todo. Isso implicou em uma responsabilidade assumida ao implantar o novo projeto na passagem. O volume construído se afasta da linha oficial, respeitando a espacialidade e a escala da passagem, e o projeto se apresenta ao pedestre com uma fachada que, de maneira contemporânea, reinterpreta o perfil construído das construções existentes, com cornijas horizontais e vãos verticais. A fachada principal fala da relação de limite e diferentes gradações entre a obra e o espaço urbano.
O conjunto é composto por: térreo, que abriga totalmente os acessos pedestres, veiculares e os locais de serviço, bem como as garagens e a portaria; quatro pavimentos que abrigam o programa de habitação com um total de 17 unidades personalizadas, de 1, 2, 3 e 4 dormitórios, uma academia de uso comum e cinco terraços, sendo um de uso comum e quatro privados. As varandas e terraços são um valor agregado em todas as unidades. Com proporções generosas e materiais contemporâneos, eles servem como espaço intermediário e permitem que as funções do interior se estendam para o exterior.