-
Arquitetos: Country House. Architecture
- Área: 380 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Paul Phan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um charmoso e acolhedor restaurante italiano chamado Pardis aguarda você em uma tranquila rua de Ham Tien, Mui Ne, no Vietnã. Aqui, você pode "reunir lembranças" de Hanói enquanto contempla as águas serenas de Mui Ne, que se encontram com o distante Mediterrâneo.
Vy é natural de Hanói, e Ales Sandro é um empreendedor italiano, eles se conheceram em Mui Ne, no Vietnã. Após mais de 20 anos trabalhando e vivendo no local, o espaço se tornou seu lar. Porém, as lembranças das ruas de Hanói — com seus telhados verdes, paredes de tijolos em ruínas e varandas banhadas pelo sol — e da culinária mediterrânea — que teve origem em Roma e se espalhou pelo mundo graças às comunidades de imigrantes italianos — continuavam a surgir em suas mentes.
Em nosso primeiro encontro, Vy nos disse: "Quero criar um edifício que seja residencial e comercial. Deve evocar algumas lembranças de Hanói e um pouco de Mui Ne. Deve haver espaço suficiente para tudo. Os clientes devem poder brincar, comer comida italiana e tomar café italiano. E deve parecer um lar para eles — genuíno e acolhedor."
"As memórias da minha terra natal são muito presentes, desde os momentos de passeios tranquilos ou tardes vagando na praia sob a sombra das palmeiras verdes, com o som das ondas batendo em meus pés. Ainda consigo visualizar os telhados verdes das antigas ruas de Hanói, onde as fileiras de palmeiras encontravam a areia dourada" contou Vy.
Durante o processo de construção, criamos um ritmo regular e familiar envolvendo as paredes de tijolos e as consoles de parede de edifícios antigos em sistemas de suporte. As paredes foram inspiradas nas folhas de coqueiro, retirando as placas de concreto ásperas, antiquadas... A única intenção era retratar um típico "fluxo" cultural entre Hanói e Mui Ne.
O edifício incorpora materiais de origem local, como tijolos crus, madeira de demolição e ferro. O local possui um terraço jardim, minimizando efetivamente a radiação solar térmica, e a cobertura é revestida com folhas de coqueiro, resultando em um espaço verde acolhedor, adequado para os ventos tropicais.