-
Arquitetos: ECADI | STUDIO DINGSHUN
- Área: 8735 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:CreatAR Images
Descrição enviada pela equipe de projeto. O jardim de infância é a primeira estação para as crianças moldarem sua personalidade e curiosidade, para construírem sua cognição em relação a este mundo. O projeto é inspirado na imagem da "Casa das Nuvens na Floresta", criando um novo paradigma para a educação pré-escolar, orquestrando uma fantasia para novos conceitos de ensino.
Um jardim infinito para exploração sem fim. O Jardim de Infância Shanghai BlueBay está localizado nos subúrbios do Distrito de Fengxian, com uma área total de construção de 8.735,58 metros quadrados. Possui 15 salas de aula, 6 salas de atividades especializadas, um salão multifuncional de 220 metros quadrados e instalações de escritório e moradia.
O projeto adota um layout semelhante ao de uma vila, com organização e diversidade, para enfrentar os desafios de luz solar e funcionalidade em uma cidade de alta densidade. Elementos como luz solar, vegetação e uma brisa suave foram integrados para proporcionar às crianças uma experiência autêntica da natureza. Além disso, o espaço entrelaçado e permeável foi projetado para estimular a curiosidade das crianças e incentivá-las a explorar.
No primeiro andar, as casas de madeira exibem texturas terrosas que parecem estar profundamente enraizadas no solo. Enquanto isso, a parte superior é revestida por chapas perfuradas de alumínio corrugado, criando uma sensação de casa flutuante que evoca a imagem de um castelo nas nuvens. Essas áreas de recreação estão conectadas por corredores e plataformas, facilitando a circulação. A diversidade de tamanhos nas janelas assegura uma adequada entrada de luz solar e ventilação, resultando em um ambiente encantadormente translúcido. Além disso, o uso de janelas categorizadas contribui para reduzir tanto os custos quanto a complexidade da construção. Por fim, o telhado ondulado e contínuo, com seus dois ângulos de inclinação distintos, destaca-se como a quinta fachada, adicionando um toque visual único a uma área residencial que, de outra forma, seria monótona.
Integração de naturais e artificiais. A natureza e a arquitetura se entrelaçam e se complementam. Os pátios interconectados criam um espaço contínuo e transparente para caminhar e contemplar, formando múltiplas interfaces espaciais com variações convexas e côncavas para as crianças explorarem. A sala de atividades do primeiro andar pode ser completamente aberta em direção aos jardins, borrando a fronteira entre interior e exterior, formando um espaço contínuo e em constante mudança para abraçar a natureza.
Pátios caracterizados. No térreo, há seis pátios temáticos, cada um com características únicas. Esses pátios são como mundos em miniatura em constante evolução, onde cada criança pode encontrar seu próprio espaço favorito. A atmosfera natural, composta pela luz do sol, terra, grama e árvores, possui um encanto e poder infinitos. O ciclo de vida das plantas, o som dos insetos, o movimento das borboletas, e os efeitos do vento e da chuva na natureza contribuem para a construção do entendimento das crianças sobre o mundo ao seu redor.
Interior acolhedor e poético. Um espaço de recreação simples e luminoso oferece flexibilidade para a disposição de móveis grandes, ao mesmo tempo em que controla os custos de decoração mantendo-os consistentes com o exterior. A combinação de claraboias, janelas do chão ao teto, janelas altas, janelas coloridas e janelas pequenas permite que as crianças explorem a paisagem externa de diferentes alturas. A luz entra no espaço através das claraboias, criando um efeito lúdico.