-
Arquitetos: Trinhvieta-Architects
- Área: 180 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Trieu Chien
-
Fabricantes: INAX, Panasonic, Philips, Xingfa
"NHÀ QUÊ" significa "Casa em Área Suburbana" em vietnamita. O objetivo deste projeto é encontrar uma solução para oferecer condições de vida confortáveis no meio tropical, incorporando o estilo de vida local e a tradição em uma nova forma de arquitetura. Nossos clientes são um casal de idosos; sua propriedade é cercada por edifícios vizinhos e acessível apenas por um caminho estreito de 1,2m de largura da rua principal, com visões limitadas para o exterior. Projetamos um layout universal sem mudanças de nível nos principais espaços da casa para garantir uma fácil mobilidade para os idosos, além de vistas abertas com iluminação natural e ventilação, enquanto mantemos a privacidade do local.
Para isso, organizamos dois espaços em forma de L com alturas diferentes para usos comuns, como áreas sociais e jantar, e usos privados, como quartos e sanitários, enfrentando-se e abraçando um pátio interno no nível do solo, sem vazios. Todos os espaços têm acesso ao pátio, enquanto cada um tem uma abertura privativa para o exterior. Uma área de apoio no segundo pavimento inclui acomodações para a empregada e uma área técnica, destinada principalmente aos funcionários da casa. A altura de cada volume é cuidadosamente considerada para garantir privacidade contra a visão dos edifícios vizinhos.
A partir desta disposição, os espaços são conectados e abertos para paisagem, como o jardim frontal, dos fundos e o pátio. As fronteiras entre os espaços e o exterior e interior são ofuscadas. No campo, a comunicação e a interação entre as pessoas são amigáveis e calorosas; portanto, esses espaços oferecem um ambiente ideal para esse estilo de vida. A localização das aberturas é cuidadosamente planejada para permitir iluminação natural em todos os ambientes e maximizar a ventilação para aproveitar ao máximo a energia natural.
Buscamos capturar a essência das habitações tradicionais do campo vietnamita, representadas pela casa "Ba Gian", onde cada espaço se conecta e se abre para o entorno, integrando-a a uma nova forma de arquitetura, atualizada com conforto e padrões de vida modernos.
Os materiais são locais e fáceis de encontrar e manusear. Valorizamos a mão de obra dos artesãos locais, utilizando concreto, tijolos, madeira e vidro para demonstrar suas capacidades e promover sua habilidade, em vez de utilizar materiais pré-fabricados. Incorporamos curvas e detalhes tridimensionais ao concreto para suavizá-lo, evocando a sensação de uma casa tradicional de madeira vietnamita, familiar aos moradores. A forma de sobreposição dos tijolos também foi estudada para destacar suas características e criar efeitos de iluminação quando expostos ao sol ou à iluminação artificial.
No Vietnã, o desenvolvimento da arquitetura dá menos atenção às habitações em áreas suburbanas em comparação com as urbanas. Aproveitamos esta oportunidade para propor uma solução para um estilo de vida no campo tropical, que promove uma conexão próxima com a natureza. Esperamos que este projeto sirva de modelo para "Nhà Quê" (casas em áreas suburbanas) e melhore as condições de vida das pessoas nessas regiões.