-
Arquitetos: Equipo de Arquitectura
- Área: 390 m²
- Ano: 2022
-
Fotografías:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surge com a intenção de criar uma casa utilizando materiais naturais, com presença de vegetação, luz natural em todos os espaços, ventilação cruzada e amplitude espacial, em um terreno típico de Assunção de 12 x 30 metros. Os elementos verticais são construídos em tijolo semi prensado convencional, permitindo diversas formas de assentamento. O filtro da fachada que dá para a rua interliga a privacidade, facilita a ventilação do interior e serve como guia para as plantas trepadeiras que buscam colonizar a fachada e se tornarem o elemento principal da casa.
O concreto é utilizado para os elementos horizontais, como pisos e tetos. O concreto polido proporciona um acabamento de alta qualidade tanto para o térreo quanto para o andar superior, e funciona como unificador de todos os espaços. A madeira traz versatilidade na resolução de móveis, escadas, portas e janelas. Em diversos formatos (vigas, ripas, guarnições, placas), a madeira cria uma atmosfera acolhedora e confortável. Todas as vigas utilizadas para a escada foram recicladas da demolição de uma outra residência. Além disso, o teto do andar superior é resolvido com um telhado duplo, criando uma câmara de ar entre o forro de madeira e o telhado de chapa termoacústica para mitigar a incidência da radiação solar nos espaços internos.
O telhado duplo, as persianas, o filtro cerâmico da frente e a disposição dos espaços são critérios de projeto que reduzem a exposição solar, permitem a circulação do vento e atuam como mecanismos termorreguladores para maior conforto térmico. Neste caso, a estrutura se adapta à configuração funcional, se ocultando para dar protagonismo ao espaço. A verdade material, a integração do interior coma área externa e a presença de vegetação no interior da casa enriquecem a experiência de habitar, complementando-se com a passagem do tempo, a luz e o clima.