-
Arquitetos: Studio IT'S
- Área: 1 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Francesca Iovene, Francesco Mattuzzi
-
Fabricantes: Facciata, Flaminia, Infissi, Oscuranti esterni e tende, Pacifici, Porte di ingresso casa, Rubinetteria
Descrição enviada pela equipe de projeto. O LIVE EUR é um novo edifício residencial localizado em Roma, projetado pelo escritório IT'S. Sua concepção foi inspirada nos princípios fundamentais da Casa Ativa, enfatizando a sustentabilidade ambiental, a eficiência energética e o conforto dos moradores. Composto por sete pavimentos acima do solo, o edifício abriga 12 apartamentos, variando de 3 a 4 quartos, além de um ático. Os arquitetos optaram por materiais de alta qualidade e técnicas de construção para garantir interiores confortáveis e altamente eficientes em termos energéticos. A energia do edifício é proveniente de bombas de calor e painéis solares, fontes renováveis que eliminam emissões atmosféricas, conferindo ao edifício um impacto ambiental neutro. Além disso, a automação residencial contribui para a redução do desperdício de energia, regulando automaticamente a temperatura interna, a iluminação e as placas solares.
Conforto. O conforto dos moradores é ainda mais aprimorado pela orientação do edifício, projetada para maximizar a entrada de luz natural e ventilação. Todos os apartamentos possuem aberturas em dois lados opostos - noroeste e sudeste - e layouts internos que incluem uma área de estar voltada para ambos os lados. Grandes terraços ampliam os espaços dos apartamentos, enquanto as amplas janelas francesas ao nível do piso integram o interior com o exterior, oferecendo vistas panorâmicas da paisagem circundante.
A atenção aos detalhes também se reflete na escolha de acabamentos e materiais de alta qualidade, como madeira de carvalho e travertino Alabastrino no hall de entrada, apresentando uma superfície plissada personalizada projetada pelo IT'S.
Arquitetura e contexto urbano. Além de priorizar aspectos inovadores da habitação, o projeto também se preocupa em integrar-se harmoniosamente ao ambiente urbano circundante. O edifício está situado em uma área urbana de baixa densidade, cercada por áreas verdes e oferecendo padrões de vida de alta qualidade. Nesse contexto, os arquitetos decidiram recuar o edifício em relação à rua, criando espaço para um jardim.
O volume do edifício foi projetado para se fundir com os edifícios vizinhos e oferecer vistas panorâmicas da paisagem urbana. Feito em concreto armado com um sistema de formas pré-fabricadas e descartáveis, o edifício apresenta uma estética simples e limpa, em homenagem aos melhores exemplos da arquitetura italiana das décadas de sessenta e setenta. Seu exterior é caracterizado por um revestimento cerâmico escuro de última geração (Ceramica Continua®), que de certa forma ecoa os marcos arquitetônicos do distrito EUR.