-
Arquitetos: MADE Office, WeStudio
- Área: 185 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:José Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa da Rua Direita de Francos responde ao pedido de uma família para o desenho de uma habitação térrea num lote de 341m2 no centro do Porto.
A proposta contraria a orientação dos volumes existentes quanto à sua implantação, voltando os espaços para o jardim interior e encerrando a relação com a rua. A configuração em L permite enquadrar o jardim, voltando os quartos a Nascente e os espaços sociais a Sul. O desenvolvimento da casa por um piso único de cobertura inclinada, criou oportunidades para exploração de áreas flexíveis em mezanine, adjacentes aos espaços a uma altura elevada. Estas podem ser usadas para estudar e brincar. As relações entre espaços e as opções de dimensionamento foram estabelecidas em conversas com a família.
O projeto procura completar os muros existentes na relação com a rua sobrepondo um volume único. Na sobreposição é evidenciada uma altura constante que distingue as intervenções. Este tema criou variações no desenho de estereotomia do revestimento exterior do edifício por um único material, o tijolo. Esta ideia foi também considerada no desenho dos espaços interiores que por diferentes marcações resolvem um desenho a duas alturas (na relação entre espaços e mezanines).
As aberturas de luz foram trabalhadas tendo em conta o tipo de espaço associado e a respetiva orientação solar. Todos os espaços da casa têm iluminação natural: as instalações sanitárias e áreas de circulação são iluminadas por túneis de luz ou claraboias pontuais que servem mais do que um espaço; por sua vez, os espaços sociais são iluminados por janelas ou envidraçados com recurso a uma segunda entrada de luz, pontual, a poente. Assim, a luz é um jogo de surpresa para os espaços com variações ao longo do dia.