-
Arquitetos: VAGA
- Área: 190 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: Companhia de Iluminação, Cusinart, Deca, Eucaeco Madeiras, Evol, Inartec, Portobello, REKA, Ulimax
Descrição enviada pela equipe de projeto. São Paulo, 2024 - Com o objetivo de renovar uma antiga casa de campo, o projeto do Anexo Capivari, localizado em Campos do Jordão-SP, e assinado pelo escritório VAGA Arquitetura, destaca-se pela abordagem singular de transformação, a partir do acoplamento de uma estrutura anexa à residência original, que redefine a experiência do morar e conviver.
A ideia dos arquitetos era criar uma intervenção de linguagem contemporânea, que estabelecesse um diálogo respeitoso com a arquitetura original da residência e que propusesse novos espaços de convívio.
O programa do anexo conta com uma cozinha com churrasqueira, sala de estar, piscina, sauna e sanitários, que se integram de maneira harmoniosa com a estrutura existente. Essa, por sua vez, passou por intervenções para a modernização da planta, para abrigar dois quartos de hóspedes, sala de lareira e jogos.
O terraço descoberto que se estende até a área externa, adjacente à quadra de tênis, proporciona uma transição sutil entre os espaços internos e externos. Já a piscina coberta está totalmente integrada com os espaços internos e oferece uma visão panorâmica da paisagem circundante.
O principal desafio encontrado durante o projeto foi o desnivelamento existente entre os dois blocos da casa original. Para superá-lo, a solução arquitetônica adotada foi dividir o telhado do anexo em duas partes, e as cumeeiras dos telhados de cada uma delas é nivelada com um dos telhados dos blocos preexistentes, criando uma faixa de entrada de luz natural. Dessa forma, a volumetria do anexo encaixa-se perfeitamente entre os dois blocos da casa original.
O telhado, composto por telhas de vidro sobre um forro de madeira ripada, permite uma entrada controlada, mas abundante, de luz natural, proporcionando ambientes bem iluminados e aquecidos, principalmente em dias frios. Já nos dias mais quentes, a ventilação cruzada criada a partir da abertura das portas em fachadas opostas, traz mais conforto térmico aos ambientes.
A materialidade escolhida também auxiliou na criação de um ambiente acolhedor. A estrutura do anexo feita em madeira, por exemplo, não apenas busca dialogar com as construções do entorno, mas também oferece uma estética contemporânea e um contraste respeitoso com as edificações existentes. Da mesma forma, os caixilhos, feitos do mesmo material trazem uma integração generosa entre o interior e exterior.
O piso de arenito amarelo natural complementa a paleta de materiais, proporcionando conforto para os moradores transitarem descalços pela área de convivência.