-
Arquitetos: NYX ARCHITECTES
- Área: 7200 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Olivier di Giambattista
O centro da vila:
O novo edifício proposto está voltado para a Câmara Municipal existente e utiliza toda a profundidade do terreno e define a nova praça da vila com um gesto simples e claro. A ideia geral do desenho urbano segue a forte orientação do ambiente construído e liga a zona de passeio recentemente definida com o complexo escolar e com a zona residencial em direção à colina.
Os dois espaços principais, o salão polivalente e o salão desportivo, foram construídos em conjunto. A disposição espacial programática interna cria uma volumetria com uma face clara em direção à praça da vila e assim é criado um novo endereço único. O salão polivalente, concebido como uma vitrine na praça, estende o seu interior para o exterior.
A organização interna:
O salão polivalente situa-se ao nível do solo na praça e constitui a zona de recepção dos visitantes. Os componentes espaciais mais importantes estão dispostas numa ordem prática. De norte a sul: a cozinha com zona de distribuição, o foyer e a sala polivalente na praça da aldeia e o palco com zona de distribuição
As quadras esportivas estão situadas no subsolo. Os armários estão ao lado numa camada intermédia, tornando-os facilmente acessíveis a partir da garagem subterrânea.
A construção:
A estrutura é visível e dois materiais principais dominam a percepção dos espaços: o concreto moldado in loco e a madeira pré-fabricada, determinando a expressão dos corpos dos pavilhões. A estrutura primária de suporte do pavilhão polivalente e do pavilhão desportivo triplo é constituída por pilares e treliças em madeira laminada colada. Estas formam uma série de estruturas que são ligadas entre si por painéis de enchimento. O resultado é uma sequência expressivamente estável, com um grande efeito de organização.
Os pavilhões são reforçados no sentido transversal pelo concreto. Esta massa sólida envolve estas estruturas de madeira "macias". Mantém-se expressivamente crua, retira-se e aparece como um fundo contínuo. As especialidades como a iluminação, a cenografia, a cozinha e os equipamentos desportivos são componentes integradores, tematizados arquitetonicamente e subordinados uns aos outros.
As fachadas:
À distância, a estrutura pode ser lida como um edifício articulado. A sua função pública e o seu significado no centro da vila são caracterizados pela sua compacidade e robustez. Ao aproximar-se, a fachada torna-se mais fina, os pormenores e as ligações especiais tornam-se visíveis e apelam a outros níveis de perceção.
As quatro fachadas são concebidas de forma diferente. As fachadas oeste e leste abrem-se para a envolvente imediata e são envidraçadas em dois pisos. As fachadas norte e sul tendem a ser fechadas, desempenhando a estrutura do desenho da fachada um papel ainda mais importante.
O revestimento é constituído por cofragem fechada com perfis de madeira para a divisão horizontal dos vãos. Estes são escalonados em profundidade e têm uma temática arquitetônica. As variações das superfícies e as diferenças entre os acabamentos mate e brilhante realçam o jogo de luz. A superfície é finamente serrada e finalizada sob pressão para uma maior durabilidade.