-
Arquitetos: Wood Marsh
- Ano: 2023
-
Fotografias:Timothy Kaye
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como uma resposta arquitetônica artística à costa da Austrália e às curvas da paisagem rural da região, a Casa da Península forma um relicário escultural marcado por seu contexto. A moradia está localizada no ponto mais alto do terreno, com uma ampla vista. Ao longo de uma estrada sinuosa, uma faixa de terra compactada se eleva monumentalmente a 10 metros de altura, envolvendo a residência antes de estreitar gradualmente e retornar à paisagem. A elevação possui pouca quantidade de vidro e uma considerável massa térmica, estabilizando o calor do sol da tarde. Uma fenda no meio da parede forma uma linha de sombra, definindo sutilmente a entrada.
Ao atravessar o limiar de entrada, um átrio exuberante define o centro axial do volume e permite que a luz natural inunde o interior. Corredores sinuosos se curvam a partir do átrio, criando três zonas distintas - uma área de estar para entretenimento, uma área dos quartos e uma para recreação. O quarto principal está localizado acima da área de estar, acessado por uma ampla escada. O principal espaço de estar de pé-direito duplo se eleva em direção ao vidro e às amplas vistas do terreno rural e do oceano. O teto parabólico oferece uma qualidade acústica única ao espaço que acomoda o som do piano de cauda do proprietário e sua coleção de instrumentos musicais.
Adjacente ao espaço principal de estar, há um terraço amplo e abrigado que atende ao pedido do cliente de receber grandes eventos à beira da piscina com vista para o vale e para a água. Cada um dos cinco quartos e espaços principais de estar celebra as vistas do contexto rural e arredores. No final de um corredor evocativo, feito de terra compactada e janelas estreitas, encontra-se um estúdio de gravação projetado especialmente para o cliente.
A paleta escura e natural dos materiais externos, como madeira carbonizada e terra compactada, envolve o volume, e foi selecionada por suas qualidades robustas e de baixa manutenção. As ripas carbonizadas revestem a massa da edificação, permitindo que ela se integre ao contexto rural como uma forma enigmática. Internamente, a temática escura continua com azulejos pretos, ripas de madeira pretas, latão enegrecido e piso de granilite preto. Há ênfase na natureza mutável da luz e das sombras ao longo das superfícies curvas e formas das paredes e aberturas. Os tons monocromáticos emolduram as vistas do ambiente circundante.
A Casa da Península dialoga com a topografia de seu terreno - sua linguagem escultural bruta camufla seu uso doméstico - um remanescente erosivo formado pelo ambiente costeiro severo.