-
Arquitetos: Blatman Cohen architecture design
- Área: 450 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Amit Geron
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esculpir imagens figurativas expressivas - esse é o espírito que representa o cliente para quem a casa foi projetada.
A interseção entre o preciso e o meticuloso, gerou um projeto que combina duas linguagens de arquitetura diferentes, fundindo-se em harmonia e criando uma sensação de calor e conforto na casa. Essas duas linguagens são expressas em duas partes principais - uma fechada e outra aberta - ambas configurando o pavimento térreo.
Uma parte da casa, que inclui os quartos, foi projetada como uma estrutura fechada. Para criar intimidade foram inseridas aberturas controladas e feito o uso de materiais mais sólidos, como tijolos rebocados e concreto em estilo brutalista para a cornija, além de janelas de aço emolduradas com estruturas anodizadas.
A segunda parte é a área aberta da casa, compreendendo a sala de estar e a cozinha, que foi planejada com ampla abertura para a vista e o pátio. Essa área é caracterizada por um telhado flutuante e paredes envidraçadas do piso ao teto, todas em aço com acabamento anodizado.
O pátio central separa as duas partes da casa e integra o jardim ao espaço. Um muro de ripas de aço corten acompanha o percurso do acesso, criando uma sensação de movimento ao receber as pessoas na residência.
Uma biblioteca de aço foi projetada na circulação que leva aos quartos. A biblioteca inclui peças de uma coleção de itens que os clientes desejavam preservar e reunir em um só lugar.
A topografia do terreno foi respeitada, com uma leve inclinação contínua, e a integração da casa com o entorno é realçada pela fusão da parte inferior da residência com as encostas do terreno.
Por fim, a piscina e o estúdio foram posicionados na parte inferior do terreno, sendo a cobertura do estúdio concebida como um telhado verde, harmonizando-se com a paisagem circundante.