-
Arquitetos: Archihood WXY
- Área: 499 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Park Swan
-
Fabricantes: American Standard, Artpage, Benjamin Moore, Eagon, JUNG
Uma casa estreita e profunda - Por volta de 2019, um casal que havia adquirido um terreno no Distrito Godeung, em Seongnam, nos procurou para encomendar seu primeiro projeto residencial. Eles haviam trabalhado no mesmo local e um deles sonhava com uma segunda vida administrando um café após se demitir. Juntos, visitamos o local do projeto, um típico terreno de habitação multifamiliar dentro do distrito de desenvolvimento. Cada lote era tão estreito que mal podia acomodar um edifício de quatro pavimentos de uso misto, e parecia óbvio que a rua de 6 metros em frente logo se tornaria um estacionamento.
Na época em que discutimos o início da construção, surgiram novos edifícios. A maioria deles construída o mais próximo possível da rua para maximizar a proporção da área útil, enquanto diferentes estratégias de arquitetura diversificaram o horizonte do bairro.
Já havíamos experimentado em uma condição de terreno semelhante ao trabalhar no projeto da Casa Gap, no qual propusemos um pátio e uma varanda longa e estreita. O lote deste projeto em Godeung-dong tinha cerca de 12 metros de largura, portanto era contraditório inserir apenas um estacionamento, quanto mais o pátio. A única solução que nos restou parecia ser a varanda comprida e estreita, bem como a inserção do edifício afastado da rua. Como a rua frontal de 6 m de largura não era suficiente para bloquear a vista da rua oposta, fizemos esforços para distanciar a frente do edifício da via. Da mesma forma, projetamos a varanda longa e estreita no centro da casa ao invés da fachada e inserimos janelas frontais longas e estreitas, de modo a minimizar a possibilidade de serem vistas à distância.
Ao iniciar o projeto, nos deparamos com uma grande dificuldade. Devido à regulamentação do terreno, não pudemos usar metade do 4º pavimento, tendo em vista o acesso de luz solar. Como a legislação para esse tipo de habitação indicava comércio no 1º pavimento, habitações para aluguel do 2º ao 3º pavimento e a casa do proprietário no 4º pavimento, nosso cliente ficou profundamente decepcionado. Inevitavelmente, decidimos usar metade do 3º pavimento, bem como o 4º, para sua residência. Ao inserir os quartos no 3º pavimento e as áreas sociais no superior, com o amplo jardim na cobertura ocupando metade do pavimento, queríamos dar a sensação de uma casa duplex isolada.
Dado que o futuro do bairro estava claramente previsto, propusemos usar materiais que outros dificilmente usariam, plácidos e inartificiais. Convencemos o cliente de nossa proposta de combinar madeira de lei com o concreto aparente moldado na Euroform, justificando que facilitaria os engenheiros estruturais na venda de habitações para aluguel. Felizmente, a história se tornou real. Entre todas as casas, esta casa parecia única, especialmente o 4º pavimento, coberto com akoya e remetendo a uma caixa de madeira. Para as paredes e teto na entrada do 1º pavimento, utilizamos aço inoxidável polido para transformar o pé direito baixo em uma vantagem.