-
Arquitetos: Ignacio G. Galán, OF Architects
- Ano: 2023
Beyond-the-family Kin é uma plataforma para capacitar o envelhecimento. Opera em uma rede de infraestruturas que moldam um movimento social renovado para o envelhecimento no local. Contrariando o crescente isolamento dos residentes idosos ou sua submissão a formas institucionalizadas de residência, o projeto acolhe diversas formas de cuidado entre gerações além da família nuclear, tanto dentro como fora de casa, e fornece estratégias tecnológicas e financeiras que apoiam a vida de seus ocupantes.
Situado no final de uma fileira de casas unifamiliares nos arredores da cidade, o projeto combina diferentes formas de vida em cada um de seus três pavimentos, com diferentes graus de autonomia e interdependência entre eles. Embora nenhum deles atenda claramente às necessidades da família hegemônica, juntos facilitam as relações de parentesco: o térreo, acessado da rua por meio de uma pequena rampa, contém uma sequência de espaços para um casal idoso com dificuldades de mobilidade; acima dele, um par de quartos ao lado de um espaço comum foi planejado para acomodar os visitantes frequentes do casal dentro de sua família estendida; o nível inferior é organizado como um apartamento de um quarto que o casal pode alugar para buscar estabilidade financeira ou pode ser ocupado por alguém que lhes forneça assistência, caso necessário. A proximidade do principal campus universitário da cidade também pode levar a experimentar modelos que conectem estudantes e idosos para acesso a moradias acessíveis, recursos compartilhados e cuidados mútuos. Em última análise, Beyond-the-family Kin contrapõe as noções construídas da casa familiar como uma unidade social autônoma e estável, ao mesmo tempo em que reconhece as relações de dependência entre os habitantes e seus ambientes sociais e materiais.
Uma sequência de terraços escalonados melhora o desempenho ecológico e de atividades abrigadas no projeto, cria oportunidades para a socialização entre os diferentes ocupantes da residência e fundamenta a casa em diversas redes do bairro. O terraço da frente, privilegiado pelo projeto, permite uma forte conexão com a rua e favorece a formação de uma comunidade de vizinhos mais unida, contrariando as estratégias atuais de projeto para casas geminadas na região, que favorecem um quintal mais isolado. Uma série de vasos móveis e uma colmeia no terraço do telhado fazem parte de um sistema de fazendas urbanas que prevalece no bairro, apesar de suas recentes subdivisões de lotes e densificação, enquanto outras oportunidades de jardinagem são distribuídas por todo o projeto. Uma pequena piscina serve para exercícios para os moradores e seus amigos. Com uma silhueta em diálogo com as instalações industriais suburbanas e uma paleta de cores sóbria, a casa busca alcançar certa centralidade no bairro, apesar de sua pequena escala, como um nó chave de sua vida social. Sem nostalgia em relação às antigas formas de socialização nem submetido ao isolamento contemporâneo das populações mais velhas, o projeto celebra vínculos e filiações abertos e maleáveis.
Finalmente, uma série de estratégias formais e tecnológicas interconectadas favorecem a eficiência energética e o conforto ambiental do projeto. O volume complexo da casa permite que a maioria dos seus quartos se abra em mais de uma fachada, facilitando a ventilação cruzada e o resfriamento natural, que são potencializados pela escada que funciona como um duto de ar. As janelas operáveis no teto em forma de serra da sala melhoram tanto a iluminação quanto a ventilação neste espaço-chave. As persianas automatizadas nas janelas controlam a entrada de calor e luz de diferentes orientações. Uma estrutura proeminente no telhado otimiza a orientação dos painéis solares que alimentam um sistema extremamente eficiente de aquecimento e refrigeração por piso radiante. Combinados com uma fachada de azulejos de parede cortina ventilada com revestimento cerâmico e painéis de aço corrugado, esses sistemas garantem que não seja necessário ar-condicionado no projeto, mesmo no clima extremo de Madri. Concebidas como abordagens sobrepostas para capacitar a vida de seus ocupantes mais velhos, essas estratégias também estão comprometidas com a preservação dos direitos das gerações futuras.