-
Arquitetos: Oslo Works
- Área: 16 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Marte Garmann
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta sauna comunitária da Oslo Works está rompendo paradigmas quando se trata de cabanas com um propósito acolhedor.
Uma sauna é melhor desfrutada em companhia. Esta pode ser a razão pela qual a cultura comunitária da sauna tem aumentado na Escandinávia nos últimos anos. As pessoas estão unindo forças para financiar, construir e compartilhar saunas ao longo da costa. Sendo assim, essa comunidade na península de Nesodden, a um curto percurso de balsa da capital norueguesa, Oslo, queria aumentar o número de saunas comunitárias. Eles desejavam uma sauna ecológica e social com vista deslumbrante. Neste caso, a Oslo Works projetou uma estrutura que cuida de todos esses aspectos.
Construir uma sauna tem poucas regras: ela precisa ser razoavelmente isolada para aquecer sem usar muita energia. Ela precisa ter acesso a água fria (ou neve), e precisa de um dispositivo de aquecimento. O resto fica por conta da imaginação e das licenças de construção.
A Oslo Works queria minimizar o impacto climático, assim como a dominância visual e os requisitos de manutenção. Portanto, a cabana foi construída com módulos de madeira maciça e revestida com telhas de pinheiro queimadas e untadas. Os módulos poderiam ser facilmente transportados para o terreno, não tão acessível, na rocha à beira-mar.
Este conceito de sauna consiste em duas partes divididas por um estreito corredor aberto o qual direciona até a água. À direita, há uma seção com duas pequenas salas abrigando vestiário e depósito. À esquerda, há uma sala quente com um forno a lenha, uma parede posterior arredondada e socialmente convidativa, e uma janela panorâmica voltada para o horizonte da cidade.
Este é um módulo básico que pode ser expandido com vários complementos, como um trampolim, chuveiro, terraço, painéis solares ou conectado a outros pontos de acesso em uma fileira. As condições climáticas frias da Escandinávia tornam a experiência da sauna na costa norueguesa, é claro, opcional.