-
Arquitetos: 2M26
- Ano: 2022
-
Fotografias:Yuki Okada
Um estábulo inteiramente feito de cipreste e cedro usando técnicas de encaixe tradicionais japonesas. Projetado e construído pelo estúdio de arquitetura 2m26, sediado em Quioto, o Umagoya é composto por um estábulo para dois cavalos e espaço de armazenamento, estando localizado em Keihoku, no lado norte da montanha da cidade de Quioto. A nova construção faz parte de um terreno que abriga uma antiga habitação japonesa. Ao redor da casa principal de telhado de palha, algumas dependências e um jardim cercado por paredes de terra delimitam o local. O Umagaoya faz parte deste conjunto em ambos os lados de um "KURA", um espaço de armazenamento tradicional feito de paredes espessas de terra.
A estrutura e o telhado de cada edificação são feitos de madeira de cipreste e cedro obtidos localmente e montados por meio de técnicas tradicionais japonesas de encaixe para respeitar a essência das construções adjacentes. Ambos os volumes estão assentados em bases de pedra, e os pisos foram feitos de uma mistura compactada de terra e cal para permitir que o solo respire enquanto resiste aos movimentos dos cavalos.
Painéis horizontais de madeira, inspirados nos templos da região, podem ser erguidos nos quatro lados da estrutura por meio de dobradiças metálicas em formato de "L", para que o estábulo seja amplamente aberto ou fechado em caso de tufões ou nevascas intensas. Todo o trabalho em ferro, dobradiças - anéis de fixação - ganchos - e fechaduras, foram projetados pelo estúdio e executados por um ferreiro japonês. O espaçoso estábulo é aberto para um grande piquete onde os cavalos podem circular livremente.
Umagoya é uma casa para cavalos que conecta humanos, animais e natureza.