-
Arquitetos: Salagnac Arquitectos
- Área: 1200 m²
- Ano: 2023
-
Fotografías:Andres Garcia LAchner
-
Fabricantes: Bella Vida door and windows, Dekora, Maderotec
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Loma Sagrada transformou-se de uma terra devastada pela pecuária em um projeto de construção regenerativa. Esta iniciativa melhorou de forma única o terreno, contrastando com os típicos locais de construção que frequentemente danificam o meio ambiente. A construção preservou a integridade do solo usando um movimento mínimo de terra e trabalho com estacas, permitindo uma rápida regeneração natural ao redor dos edifícios.
O projeto inclui várias estruturas ecológicas, com o edifício principal situado na encosta sul da colina, protegido dos fortes ventos de verão. Um microclima no lado protegido, rico em vegetação, modera naturalmente a temperatura interna do edifício. O design aproveita a inclinação de 35 graus, formando uma estrutura triangular que minimiza o impacto da fundação e melhora a eficiência com sua construção 100% em madeira.
No topo da colina, a área pública oferece vistas panorâmicas e abriga comodidades como uma piscina, sala de ioga e cozinha, todas seguindo o design modular em madeira do edifício principal. A paisagem se funde com áreas de permacultura e plantas que atraem a vida selvagem, ilustrando uma integração perfeita com a natureza. O projeto usa predominantemente madeira de plantações (mais de 95%), reduzindo as emissões de CO2 e apoiando os objetivos ambientais da Costa Rica.
Esta abordagem de construção é tanto ecológica quanto benéfica para a saúde humana, evitando a radiação eletromagnética e criando uma atmosfera reconfortante. Pedra natural é usada em áreas propensas à umidade, com uma dependência mínima de materiais industriais. Inovações incluem ventilação natural, proteção solar, cabeamento avançado para blindagem eletromagnética, iluminação sem cintilação, reúso de água, sistemas de energia solar e purificação segura da água tanto para uso humano quanto para uma piscina sem químicos.
Loma Sagrada se destaca como um testemunho do desenvolvimento sustentável, harmonizando a conservação do meio ambiente com o bem-estar humano. Ela exemplifica como a construção pode se integrar positivamente e melhorar o ambiente natural.