-
Arquitetos: Delve
- Ano: 2023
-
Fotografias:Fred Howarth
-
Fabricantes: Bushboard, Corian, Forbo, Nordlux, Weber Industries
"O Ninho" trata-se da transformação de uma unidade comercial vaga em uma nova creche colorida em Royal Wharf, Londres. Sendo a 6ª creche projetada pelo Delve Architects, ela foi concluída por meio de um projeto atemporal e duradouro, com materiais naturais que promovem o jogo exploratório e a aprendizagem.
Construída para a Hestia Education, a creche está situada na base de um edifício residencial de 19 andares, à beira do rio, próximo à Barreira do Tâmisa - e faz parte do desenvolvimento da Fase 4 do plano diretor Ballymore/Oxley, recebendo cada vez mais jovens famílias na região.
Para aumentar o espaço interno e adicionar um ambiente lúdico, a Delve instalou um novo mezanino, transformando o local de pouco menos de 200 m² em cerca de 270 m². Duas novas escadas foram instaladas, incluindo uma escada de metal esculpida sob uma série de aletas de madeira arqueadas. As arcos - aletas de madeira de 4,5m de altura - foram uma ideia desenvolvida pela Delve para abraçar o conceito de "Ninho" materializando a ênfase que a Hestia Education coloca nos espaços acolhedores, na aprendizagem e na nutrição.
A Delve escolheu materiais naturais, sustentáveis e táteis - incluindo marcenaria com lâminas naturais, piso de linóleo reciclado e tintas de baixo VOC. A paleta de cores interna é colorida, mas suave - com a exposição deliberada dos serviços de climatização para enfatizar os "bastidores" da creche. Ao marcar os serviços e instalações com a cor rosa, o olhar o usuário é atraído para cima, envolvendo as mentes curiosas dos jovens no espaço que eles usam todos os dias.
A creche tem a sorte de possuir espaço suficiente para um jardim de 145 m² com vista para o rio, que pode ser facilmente conectado à edificação com um conjunto de seis portas dobráveis. O jardim é finalizado com cascalho, areia e uma grande árvore seca que serve como equipamento para brincadeiras. A cerca externa foi projetada pela Delve para se fundir com o ritmo das varandas da torre existente no entorno.