-
Arquitetos: Allaround Lab
- Área: 65 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:José Hevia
-
Fabricantes: Cubro, Ikea, Klein
Descrição enviada pela equipe de projeto. Não se trata de reabilitar um pequeno apartamento construído em 1910 no Eixample de Barcelona. Este projeto se insere na pesquisa teórica e prática "Projetar o vazio", que defende a transformação do conceito de habitação, deixando de considerá-la como uma mercadoria definida por seu valor de mercado para entendê-la como uma infraestrutura definida por seu potencial de uso.
A partir de uma habitação com mais quartos do que janelas, a proposta consiste em abrir e esvaziar o espaço. As divisórias existentes são eliminadas e, a partir da definição de dois elementos, a cozinha e o banheiro, o que chamamos de "os meios mínimos para habitar um lugar", uma série de vazios não programados são estabelecidos com o potencial para abrigar diferentes usos. A presença de mais de uma porta nesses vazios permite um percurso contínuo, facilitando que diferentes atividades possam ocorrer simultaneamente.
A cozinha, transformada em uma peça de mobiliário, torna-se o epicentro do projeto. Por outro lado, a utilização de azulejos vidrados contribui para enfatizar e definir a área de circulação relacionada a ela, embora ao mesmo tempo dissolva seus limites ao se introduzir em outros cômodos. Quanto ao banheiro, funciona como um receptáculo que integra os painéis móveis, permitindo segregar o espaço de acordo com as necessidades. Dessa forma, o vazio, articulado apenas por esses dois elementos, transforma a arquitetura em um quadro de possibilidades, oferecendo ao morador a capacidade de montar e remontar suas condições de ocupação.