-
Arquitetos: KKOL Studio
- Área: 124 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Donggyu Kim
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cafeteria Heuler é um projeto que foi concebido com base na aparência do fluxo da água, serpenteando suavemente para dentro e para fora. Assim como o nome "流留場(Yuyujang)1" sugere, o espaço defende e encoraja a jornada do cliente ao entrar com tranquilidade e permanecer languidamente até sua saída.
Ao recordar as características da água (水), é comum confundi-la, isso ocorre porque a água geralmente possui uma direcionalidade e força em seu fluxo. No entanto, essas regras são mais frequentemente forjadas a partir da influência da atmosfera, da terra ou de outros fatores naturalísticos, em vez de características inerentes ao elemento. A água em si mesma é mais suave, mais serena e mais livre do que qualquer outra substância na Terra. Nós procuramos trazer esta imagem aos clientes por meio de um espaço que flutua sobre a superfície.
As duas entradas, cada uma simetricamente desviada do centro, atuam como dispositivos críticos para o conceito espacial de fluir para dentro e para fora do espaço. Não há regras sobre qual das duas portas é a entrada e qual é a saída. Qualquer porta que o cliente escolha para entrar se torna a entrada, e qualquer uma usada para sair se torna a saída; por sua vez, a direção na qual os clientes caminham se torna o percurso principal para o tráfego de pedestres.
O corrimão que se estende por todo o espaço com uma curvatura delicada, assim como a estrutura do teto, apoiam o mencionado fluxo físico, ao mesmo tempo em que marcam uma recepção calorosa de forma lúdica. A curva profunda e côncava, vista desde a entrada, produz uma atitude latente de ceder o seio do espaço aos clientes.